Ciclo de Teatro Vicentino em Vila Real

Nos dias 23 e 24 de janeiro, o Teatro de Vila Real abre as suas portas ao “Ciclo de Teatro Vicentino” apresentado pela companhia Filandorra – Teatro do Nordeste.

Tem lugar no dia 23 “A farsa de Inês Pereira”, indicada para os estudantes do 10.º ano do ensino secundário. Trata-se de uma comédia divertida que conta a história de Inês Pereira, uma jovem ambiciosa, que se sente atraída por Brás da Mata, um combatente, mas que é pressionada a casar com um lavrador simples e sem cultura, Pêro Marques. A Versão da Filandorra respeita o texto original, sendo apenas atualizada no espaço e no tempo para Vinhais no século XXI. Esta peça conta com a participação de Bibiana Mota, Helena Vital, Bruno Teixeira, Silvano Magalhães, entre outros.

Já no dia 24, o Teatro recebe o “Auto da Barca do Inferno”, destinado aos alunos do 9.º ano do ensino básico. O cenário desta obra é um porto onde se encontram duas barcas, uma que leva ao inferno e é guiada pelo diabo e outra que leva ao paraíso e é guiada por um anjo. É da decisão do diabo e do anjo quem entra ou não nas suas barcas. Esta versão cénica da Filandorra respeita o texto original, mas atualiza a galeria de personagens vicentinas no espaço e no tempo. Bibiana Mota, Sofia Duarte, Rui Moura, Bruno Pizarro são alguns dos atores.

Ambas as peças terão duas sessões no Grande Auditório do Teatro, uma às 10h30 e outra às 14h30, nos respetivos dias.

Natércia Moreira