Assunção Cristas lança desafio de baixar o imposto sobre os combustíveis

Assunção Cristas lança desafio de baixar o imposto sobre os combustíveis

Assunção Cristas desafiou esta segunda-feira o Governo a apoiar os setores produtivos, como a agricultura e a pesca, seja através de uma “neutralidade fiscal” em matéria de combustíveis, seja por uma compensação nacional em caso de perdas nos fundos comunitários.

Usando o arranque das jornadas do CDS-PP, em Viana do Castelo, sobre “Portugal: a Europa e o Mar”, a presidente do CDS-PP, justificou a escolha dos fundos comunitários como tema central por se estar “numa fase essencial da negociação europeia” sobre o próximo quadro comunitário de apoio.

“O que temos neste momento é uma proposta da Comissão Europeia que é negativa”, afirmou, alertando que pode haver uma quebra de 25% no segundo pilar dos apoios europeus, o que pode significar “cortes profundíssimos no investimento produtivo em Portugal”.

Após mais uma subida nos combustíveis, Assunção Cristas desafiou o Governo a cumprir a sua promessa de baixar a carga fiscal neste setor quando a matéria-prima sobe.

A presidente frisou, ainda, que “o CDS há tanto tempo apresentou projetos no Parlamento para que o Governo cumpra a sua palavra e garanta a neutralidade fiscal nesta matéria para que não haja uma escalada de preços dos combustíveis que afetam diretamente os setores produtivos”.

Deu também destaque à neutralidade fiscal que “foi algo que o Governo prometeu” e acusou o executivo de “brincar com as palavras e enganar os portugueses”.

No final de uma reunião com a Cooperativa de Produtores de Pesca de Viana do Castelo, na qual ouviu várias queixas do setor até relativas aos tempos em que foi ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas deixou outra pergunta ao Governo sobre o navio de investigação científica “Mar Portugal”, que o anterior executivo PSD/CDS-PP terá deixado praticamente pronto e com capacidade para 53 cientistas.

“É inconcebível que dois anos e meio depois de este Governo tomar posse (…) o navio ainda esteja parado. É falta de interesse? É falta de prioridade? É mais uma vez o efeito das cativações?”, questionou.

Antes da reunião em Viana do Castelo, Assunção Cristas e os restantes deputados democratas-cristãos ainda passaram na Câmara de Ponte de Lima e visitaram uma exploração agrícola no concelho, com vinhas várias vezes premiadas.

Andreia Dias

Fotografia: Tamega Sousa