PAN apresenta projeto-lei para abolir touradas

PAN apresenta projeto-lei para abolir touradas

O Partido Pessoas Animais Natureza (PAN) apresentou esta terça-feira um projeto-lei para proibir as touradas em Portugal, explicando que “o direito ao entretenimento não se pode sobrepor ao da vida dos animais”. O debate e votação do projeto será realizado quarta-feira, em sede de conferência de líderes dos grupos parlamentares da Assembleia da República.

Esta não é a primeira vez que o partido avança com um projeto de lei para abolir por completo as corridas de touros. O PAN tem exposto diferentes iniciativas legislativas com vista a proibir a RTP de transmitir touradas, impedir o financiamento público ou vedar a menores de 18 anos a participação no espetáculo.

Para o partido “massacres públicos de touros para fins de entretenimento já foram prática em toda a Europa e foram sendo banidos paulatinamente em praticamente todos os países deste continente. Dos 193 países do Mundo apenas oito têm atividade tauromáquica”.

O deputado único do PAN, André Silva, defende que “a identidade de um povo se cria a partir do que é pertença comum e não daquilo que os divide”.

No projeto-lei apresentado pelo partido é mencionado que “dos 308 municípios do país, apenas 44 têm atividade taurina”. “Em 2017 realizaram-se 181 espetáculos tauromáquicos, dos quais 26 foram na praça de Albufeira e 13 na de Lisboa, sendo que em 27 das praças de touros existentes, ou seja, mais de 50%, realizaram apenas uma ou duas corridas durante o ano”, afirma o PAN.

Susana Faria

Fotografia:  Diário Online/Região Sul