Festival Internacional de Imagem da Natureza: candidaturas abertas

Começa hoje o início da receção de trabalhos concorrentes ao FIIN de 2018.

O Festival Internacional de Imagem da Natureza (FIIN), que vai decorrer entre 9 e 18 de novembro, é uma iniciativa organizada pelo Município de Vila Real. Como júris constam instituições apoiantes deste projeto, a Associação Cultural Zona Livre, a UTAD e, pela primeira vez, a QUERCUS.  Este festival tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a conservação da natureza e para a preservação do património biológico.

Devido ao grande sucesso deste evento no ano passado, o município decidiu difundir as fantásticas e pequenas imagens que estiveram a concurso, num projeto que foi designado “FIIN 2017 Vai às Freguesias”, cujo início será a 20 de março e terminará no final agosto. Esta exposição percorrerá todas as freguesias que aderirem à iniciativa, levando o tema da biodiversidade mais perto das populações. Em relação à edição do FIIN deste ano vai ser repetido o modelo utilizado em 2017, havendo novamente concursos de fotografia, curtas-metragens e desenho, todos eles de caráter internacional. As candidaturas serão realizadas de 1 de março a 30 de junho. A comissão organizadora disponibiliza o endereço eletrónico concursos@fiin.pt para qualquer esclarecimento de dúvidas sobre os concursos.

A grande novidade deste ano é o lançamento do “Prémio Carvalho Araújo”, que irá galardoar a melhor fotografia, de todas as que se apresentarem a concurso. O festival baseia-se no princípio do tema da biodiversidade, e os concursos têm como objetivo promover a temática do património natural biológico, designadamente os ecossistemas, os habitats e as espécies da fauna e flora selvagens. Os regulamentos dos concursos, que estarão disponíveis no sítio oficial do festival (www.fiin.pt), foram ligeiramente reformulados em relação aos do ano anterior e procuram acentuar o papel e a força da imagem no desígnio da preservação.

Da seleção e classificação das imagens apresentadas aos concursos de fotografia e de desenho resultarão duas exposições e os seus respetivos catálogos. Quanto ao concurso cinematográfico, resultará no Festival de Curtas-Metragens da Biodiversidade, com a exibição das melhores obras concorrentes.

O festival decorrerá entre os dias 9 e 18 de novembro, com várias exposições e com a exibição de curtas-metragens, no Teatro de Vila Real, mas também na Zona Livre. O culminar deste evento acontecerá nos dias 17 e 18 de novembro, dias em que decorrerá o Encontro de Fotografia, e, finalmente, a gala de entrega de prémios.

Mónica Oliveira