Filandorra abriu temporada com Gil Vicente no Teatro de Vila Real

No início deste ano, a Filandorra – Teatro do Nordeste pretende lançar-se à estrada” com Gil Vicente.Para tal, foi ao encontro das escolas da região com a iniciativa “Ciclo de Teatro Vicentino” que, durante os meses de janeiro e fevereiro, vai levar os textos vicentinos como o “Auto da Barca do Inferno” e a “Farsa de Inês Pereira” aos principais equipamentos culturais da região no âmbito do programa experimental CEDITES – Centro de Divulgação de Teatro para as Escolas.

Neste contexto, os Teatros de Vila Real, Ribeiro Conceição (Lamego), Fonseca Moreira (Felgueiras) e o Centro Cultural de Chaves vão tornar-se pólos de divulgação de teatro para as escolas da região, numa parceria com os municípios locais, com o objetivo de garantir que os estudantes de Português consigam ter acesso às obras que integram o seu programa curricular. Desta forma, facilita-se a compreensão dos alunos e configura-se uma ferramenta muito importante para os professores no ensino do teatro, em particular dos textos vicentinos, com todos os espetáculos a serem precedidos de uma introdução didática a contextualizar as componentes do texto dramático (texto, dramaturgia, encenação, interpretação, cenário, guarda-roupa, luminotecnia e sonoplastia) pelo encenador e diretor da Companhia, David Carvalho.

Assim, foi no dia 24 de janeiro que a “Farsa de Inês Pereira” fez a sua aparição no Grande Auditório do Teatro de Vila Real, onde os alunos do 10º puderam assistir à peça. Para os estudantes do Ensino Básico(9º ano)as sessões do “Auto da Barca do Inferno”estavam agendadaspara o dia 25. Nos dias 29 e 30 de janeiro foram os alunos do concelho de Chaves a audiência destassessões sobre o teatro vicentino. Nos dias 5 e 6 de fevereiro, o Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, recebeu o Ciclo de Teatro Vicentino, com entrada gratuita para os alunos dos estabelecimentos de ensino daquele concelho. Por sua vez, na semana de 19 a 23 de fevereiro, o Teatro Fonseca Moreira em Felgueiras, é o palco de Gil Vicente com representações sucessivas do “Auto da Barca do Inferno” e da “Farsa de Inês Pereira” para que os alunos das escolas do concelho consigam também aproveitar esta “aula viva”.

Ainda no âmbito da iniciativa Ciclo de Teatro Vicentino para as escolas, a Filandorra vai estar em Sernancelhe, Mêda, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Sátão e Santa Marta de Penaguião numa parceria com os municípios locais que continuam a apostar na Filandorra para a formação de públicos para o teatro.

David Carvalho é o encenador destes espetáculos, que lhes conferiu um sentido pós-moderno, mas respeitando fielmente o texto original. A galeria de personagens vicentinas é atualizada no espaço e no tempo modernos, viajando ao som de ícones musicais da atualidade e desfilando sob guarda-roupa vistosamente contemporâneo. Os espetáculos contam com as interpretações de Bibiana Mota, Sofia Duarte, Helena Vital, Anita Pizarro, Débora Ribeiro, Gonçalo Fernandes e Silvano Magalhães, e a colaboração de alunos do curso de Teatro e Artes Performativas daUTAD, a realizar estágio profissional na Filandorra (Pedro Teixeira, Eduarda Alves, Carolina Teixeira e Rui Moura).

Mónica Oliveira