“Cartas de Mim”: Aluna da UTAD publica livro

“Cartas de Mim”: Aluna da UTAD publica livro

Maria Alves, uma jovem de 18 anos residente em Mondim de Basto, lança o seu primeiro romance com o título “Cartas de Mim”.

Este livro é um diário dos sentimentos de uma rapariga para um rapaz, da fase da alegria para a fase da despedida, tentando sempre “atingi-lo” de volta.

Por detrás desta obra está a realidade de uma menina, que se reflete em muitas outras, que conheceu o seu verdadeiro amor numa idade em que nem sempre as decisões tomadas são as mais corretas. Uma história real em que nem sempre o amor é correspondido.

Numa entrevista exclusiva, esta jovem autora, conta-nos alguns detalhes sobre a obra.

1.O que te fez perceber que a escrita era um caminho a seguir?

“O gosto pela escrita surgiu quando tinha os meus 11/12 anos. Comecei a escrever alguns poemas nas aulas de português e era elogiada pelo o que escrevia.

Escrever fez então parte do meu dia-a-dia e sim, não era habitual uma criança escrever tanto como eu o fazia, mas não me sentia diferente por isso, apenas via na escrita a forma mais expressiva de sentimentos e/ou pensamentos que me embrenhavam a alma. Não deixei de ser criança por escrever. Talvez só aproveitava uma parte do tempo ligeiramente fora do limiar habitual da infância.

Gosto de escrever sobre o amor, sobre a vida e sobre algo mais que me inspire no momento. Mas escrever sobre o amor dá asas para sonhar e libertar a pressão que às vezes nos surge no peito.

Este é o segundo livro que tenho escrito, mas é o primeiro editado. O primeiro que escrevi tinha apenas 14 anos e retrata o lado mau da vida adulta contendo pormenores demasiado peculiares para uma jovem adolescente poder escrever.

A escrita faz, sem dúvida, parte de mim. Não me vejo sem ela, é quase como se uma pessoa nascesse já com um dom para a vida, e a escrita é mesmo isso para mim.”

2. O porquê do título “Cartas de Mim”?

“O Título foi algo que surgiu do nada, visto que eram cartas de mim para alguém o nome soava bem.”

3. Como te sentes, sendo tão jovem e perceber que um dos teus sonhos foi realizado e que a história escrita por ti (sendo um romance com carácter pessoal) será lido por outras pessoas?

“Ter este sonho realizado com 18 anos para mim faz todo o sentido e só mostra que jamais devemos deixar de lutar pelos nossos sonhos.

O facto de a história ser de carácter pessoal deve alcançar ainda mais os corações das pessoas, daí também a minha facilidade em passar para o papel tudo o que sentia.”

Corações atingidos com sucesso, são assim os comentários de vários leitores que se identificaram com este romance.

Rafaela Fernandes

Fotografia: Bruna Daniela (O Torgador)