Comemoração dos 30 anos da AAUTAD marca segundo mandato de António Vasconcelos

Comemoração dos 30 anos da AAUTAD marca segundo mandato de António Vasconcelos

Fundada a 24 de fevereiro de 1988 e sediada no campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Associação Académica da UTAD (AAUTAD) comemora 30 anos de existência.

Apoiada em políticas que sustentam o movimento associativo estudantil, a AAUTAD tem vindo a adotar e a desenvolver uma postura cada vez mais vincada na defesa e representação dos estudantes da Academia Transmontana.

No ano em que comemora o seu 30º aniversário, a Associação Académica vê iniciar-se um novo mandato onde o aluno de Gestão, António Vasconcelos, é pela segunda vez eleito como presidente da direção da AAUTAD. Este dispõe de uma equipa renovada e o dirigente académico aposta na comemoração dos trinta anos da Associação Académica como uma forma de “celebrar o compromisso de uma associação de estudantes para estudantes”.

No discurso de tomada de posse, António Vasconcelos salientou que festejar o aniversário da AAUTAD representa “celebrar todas as histórias contadas e por contar, é festejar as lutas ganhas, as reuniões e as noites mal dormidas, é também celebrar a amizade”. Mais tarde sublinhou também que “este ano iremos marcar com diversas ações e atividades, os trinta anos desta associação, como forma de projetar o trabalho que tem vindo a ser feito em prol do estudante ao longo destas três décadas, enfatizando também todos os elementos que, direta ou indiretamente, ajudaram a construir a história desta associação”.

Neste seu segundo mandato à frente da maior associação cultural, desportiva e recreativa da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, o presidente pretende “consolidar e aperfeiçoar muitos dos projetos que foram criados ao longo dos anos, fortalecer a relação com os núcleos de estudantes e secções da AAUTAD, reforçar o trabalho do departamento de formação pedagógica e profissional e aprimorar todos os seus eventos recreativos e culturais.”

Sobre as comemorações dos 30 anos da Associação Académica e uma vez que esta data é “mais do que uma comemoração de um marco histórico”, António Vasconcelos referiu que “existem já algumas atividades programadas, como já no dia 24 de fevereiro a cerimónia comemorativa a realizar-se na Aula Magna da UTAD. Pretendemos ainda que estas comemorações perdurem em todo o nosso mandato desde a recriação dos cartazes da semana académica da UTAD e da Caloirada aos Montes, à reativação dos jogos populares universitários.”

Orecém-eleito presidente da AAUTADreforçou ainda a necessidade premente que Vila Real tem de um novo pavilhão multiusos,de forma a que consiga abranger as “capacidades desportivas, culturais, recreativas e sociais, não apenas da academia como também da própria cidade”, visto queoutro dos seus objetivosé também conseguir “consolidar e aumentar” o número de estudantes a praticar desporto formal e informal.

O dirigente académico afirmou que no ano passado a AAUTAD conseguiu colocar mais dequatro centenas dealunos a participar desportos, tendo 386 atletas competidonos campeonatos universitários, obtendo assim um culminado de 22 medalhas resultado de uma AAUTAD caracterizada pelo “comprometimento, entrega e conquista”.

Anabela Mendes e Mónica Oliveira

Fotografia: O Torgador