Fundação da Juventude e UTAD juntam jovens pela mobilidade sustentável

Fundação da Juventude e UTAD juntam jovens pela mobilidade sustentável

É já dia 27 de novembro, pelas 14h30, que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) recebe a primeira sessão no terreno do projeto Green Shift, uma iniciativa da Fundação da Juventude, no âmbito do programa ERASMUS+.

O evento dedica-se ao tema da Mobilidade Urbana Sustentável e promove o debate e a participação jovem em temáticas como a transição energética justa, a crise climática, a proteção ambiental e estilos de vida sustentáveis.

Na UTAD, jovens, académicos e especialistas em mobilidade e sustentabilidade reunem-se para abordar temas como a mobilidade urbana e as viagens ambientalmente responsáveis, num contexto europeu que privilegia a ligação e proximidade entre cidadãos.

Entre os participantes destacam-se Emídio Gomes, Reitor da UTAD, Ricardo Bento, Pró-Reitor para o Planeamento, Território e Património da UTAD, Adriano Sousa, vereador da Câmara Municipal de Vila Real, bem como representantes de empresas de mobilidade, como Jorge Santos, Presidente Executivo dos TUVR – Urbanos de Vila Real.

O projeto Green Shift é implementado sobretudo em regiões do interior de Portugal, como Vila Real, e tem como objetivo envolver jovens em discussões participativas. A UTAD, reconhecida pelas certificações ISO 14001 e ISO 50001, integra este esforço com políticas de sustentabilidade alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Entre as iniciativas destacam-se o projeto U-Bike, um programa de empréstimo de bicicletas elétricas à comunidade académica, e o acesso dentro campus ao serviço de bicicletas e trotinetes do operador BOLT.

Após a sessão em Vila Real, o projeto passará por outras cidades, como Évora, Vila Real de Santo António e Pedrógão Grande, o que promove o envolvimento de jovens, especialistas e decisores políticos em soluções para um futuro mais sustentável, através de processos participativos e debates.

A sessão em Vila Real conta com o apoio da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro.

Beatriz Dias

UTAD