Depois de uma movimentada corrida no Grande Prémio dos Países Baixos, a Fórmula 1 estava de volta este fim de semana, desta vez, no circuito de Monza, para o Grande Prémio da Itália.
Com uma grande qualificação por parte da McLaren, a equipa de Norris e Piastri tinham os dois carros na primeira linha da grelha.
A corrida começou com um grande arranque por parte da McLaren com os dois carros a conseguirem distanciar-se de todos os outros, mas ainda na primeira volta Charles Leclerc conseguiu passar Norris e ficar na segunda posição poucas curvas depois de Piastri também ter passado Norris. Ao fim de três voltas a ordem da corrida era Piastri em primeiro, Leclerc em segundo e Norris em terceiro.
Na oitava volta, o piloto japonês Yuki Tsunoda recebeu ordens da sua equipa para abandonar a corrida depois de um toque com Nico Hulkenberg, com o piloto alemão a receber uma penalização de 10 segundos por causar a colisão.
No início da volta 11, Sérgio Perez passou George Russell na reta da meta e conseguiu subir ao sétimo lugar, Russell que na volta seguinte entraria na box para trocar de asa dianteira e de pneus.
Na volta 15, Lando Norris parou na box para tentar um undercut a Charles Leclerc para quando o piloto da Ferrari parasse Norris conseguisse passar e subir ao segundo lugar, o que na volta seguinte veio a acontecer, com a dupla da McLaren a ficar outra vez nas duas primeiras posições.
Na volta 22, Max Verstappen fez a sua paragem para colocar outro jogo de pneus duros com o piloto neerlandês a ter que fazer uma nova paragem mais à frente na corrida, o outro piloto da Red Bull, Sérgio Perez, fez exatamente o mesmo colocando pneus duros e ficando com a certeza de que teria que parar na box outra vez.
Na volta 39, o piloto da Mercedes George Russell passou Perez e subiu ao oitavo lugar e na volta seguinte Lando Norris passou Max Verstappen numa luta que se previa ser por um lugar no pódio.
A 6 voltas do fim, mudanças nas posições do pódio, Lando Norris a passar Carlos Sainz e a subir ao terceiro lugar.
Até ao final da corrida, o resultado não se alterou, Charles Leclerc vence a corrida, Oscar Piastri em segundo e Lando Norris em terceiro, Lando Norris ficou também com a volta mais rápida.
Texto: Rodrigo Fraguito
Imagens: Formula 1