Lewis Hamilton volta às vitórias no seu Grande Prémio em casa

Lewis Hamilton volta às vitórias no seu Grande Prémio em casa

Depois do Grande Prémio da Áustria muito movimentado, tivemos este fim de semana, mais uma vez, ação na pista, desta vez em Silverstone para o Grande Prémio da Inglaterra.


Na qualificação no sábado, tivemos algumas surpresas devido ao estado do tempo e ás condições da pista, como destaques tivemos a presença no Q3 da Haas de Nico Hulkenberg, a Williams de Alexander Albon e os dois carros da Aston Martin, no que toca á grelha de partida, as duas Mercedes arrancaram da primeira linha da grelha nas duas primeiras posições com os dois primeiros do campeonato logo atrás na segunda linha com Lando Norris em terceiro e Max Verstappen em quarto, três ingleses nas três primeiras posições.


Os semáforos apagaram para dar inicio á corrida, com um inicio limpo e muito bem conseguido por parte dos pilotos da frente, os Mercedes conseguiram manter os seus lugares mas Max Verstappen a conseguir ultrapassar Lando Norris na passagem pela curva 4 e a assumir um lugar no pódio, ainda na primeira volta, o Alpine de Pierre Gasly a ter problemas e a obrigar o piloto francês a abandonar a corrida.
Na volta 16, como esperado, a chuva começou a cair com alguma intensidade no circuito de Silverstone, criando, assim, a dúvida em relação à estratégia que as equipas iriam utilizar.
À passagem da volta 19, troca na liderança de corrida com a mudança de posições dos dois pilotos da Mercedes com Lewis Hamilton a assumir a liderança, que não durou muito uma vez que na volta 20, Lando Norris passou de terceiro para a liderança com Piastri a passar para segundo com os dois McLaren na liderança.


Estava na altura de trocar de pneus já que estava muito complicado ficar em pista com os pneus de pista seca, o Ferrari de Charles Leclerc a ser o primeiro a colocar pneus intermédios com Perez, Ocon e Zhou também a pararem para trocar de pneus, uma decisão que mais tarde se mostraria errada.
Apenas na volta 27, alguns carros do grupo da frente, nomeadamente, Max Verstappen e Carlos Sainz a pararem e uma volta depois, os lideres pararam com Lando Norris, Lewis Hamilton e George Russel a colocarem pneus intermédios.
Na volta 34, uma grande surpresa, George Russell que estava a fazer uma prova muito consistente, recebe instruções da equipa para abandonar a corrida e a perder a oportunidade de ir ao pódio no seu Grande Prémio em casa.
Na volta 39, a chuva parou, e os primeiros carros começaram a parar para colocar pneus de pista seca, com Lewis Hamilton, Max Verstappen e Oscar Piastri a serem os primeiros a parar e Lando Norris a parar na volta seguinte perdendo assim o primeiro lugar para Hamilton.
Na volta 48, troca de posições do pódio, Max Verstappen ultrapassa Lando Norris e sobe ao segundo lugar da corrida.


Até ao final da corrida, não havia mais mudanças de posição, Lewis Hamilton vence assim o seu Grande Prémio em casa com Max Verstappen em segundo e Lando Norris em terceiro. O piloto da Mercedes que não ganhava uma corrida desde 2021 volta assim ao lugar mais alto do pódio no Grande Prémio da Inglaterra.

Texto: Rodrigo Fraguito

Imagens: Instagram