Jogou-se hoje, dia 6 de julho, pelas 17h00, o terceiro jogo dos quartos de final que colocou à prova a seleção de Inglaterra e a seleção da Suíça. A Inglaterra chegou aos quartos de final, após eliminar a Eslováquia nos oitavos de final. Já a Suíça, surpreendeu tudo e todos, ao eliminar a campeã em título, a Itália.
O jogo começou com alguma intensidade, no entanto, com o passar dos minutos o jogo foi perdendo, gradualmente, a dinâmica inicial. Um jogo muito repartido entre as 2 seleções, mas foi a Inglaterra que mandou na primeira parte. Embora a Suíça, também tenha tido alguma posse, não conseguiu criar praticamente situações de perigo para a baliza de Pickford.
Ao minuto 16, Harry Kane recebeu a bola nas costas da defesa suíça e deu para Kobbie Mainoo que rematou muito forte. Valeu Manuel Akanji, que “deu o corpo às balas” e cortou a bola, evitando o perigo para a baliza defendida por Yann Sommer.
Ao minuto 21, após uma bela investida pelo lado direito inglês, Bukayo Saka cruzou a bola para o centro da área, mas mais uma vez a defesa suíça muito atenta a cortar a bola.
A Inglaterra tinha jogo muito interior, no entanto, e devido ao bloco muito organizado da suiça, qualquer lance de perigo era facilmente cortado pela defesa da seleção La Nati.
Ao minuto 44, e através de mais uma investida de Saka, a seleção suiça podia ter ficado em apuros se não fosse o corte excecional de Xhaka, após o remate de Mainoo.
Uma primeira parte pautada pela pouca intensidade e falta de ideias ditaria assim o resultado nulo ao intervalo.
A segunda parte foi completamente o oposto da primeira.
Ao minuto 50, a seleção suiça criou a primeira oportunidade de perigo através de Embolo, que recebeu e rematou à meia-volta, no entanto, o remate saiu fraco e à figura de Pickford.
O tempo passava e a Suíça colocava intensidade na partida. Ao minuto 56, após um cruzamento bem medido de Ricardo Rodriguez, Embolo não conseguiu cabecear da melhor maneira e a bola acabou nas mãos dos guarda-redes inglês. A Suiça aproveitava o bom momento para se instalar no meio-campo ofensivo.
Ao minuto 74, a Suiça iria chegar ao golo. Após uma grande jogada coletiva, Ndoye cruzou a bola, que após ser desviada por Stones, sobrou para Embolo que com um desvio subtil, abriu o marcador, colocando a Suiça em vantagem.
Ao minuto 79, Bukayo Saka com uma jogada individual de génio, recebe a bola e com uma bela progressão para o meio, remata colocado e faz um grande golo, empatando a partida em Dusseldorf.
O jogo ficou empatado nos 90 minutos e foi necessário prolongamento para desempatar a partida para decidir quem seguiria para as meias-finais.
Ao minuto 94, após alguma confusão na área suiça, a bola sobrou para Declan Rice que rematou forte. Valeu a atenção de de Yann Sommer que defendeu para canto.
O jogo estava muito partido e a Inglaterra tentava chegar à vantagem no marcador. Ao minuto 101, Bellingham recebeu a bola e rematou para uma bela defesa de Sommer.
O tempo foi passando no prolongamento e a Suíça ganhou ânimo. Ao minuto 116, canto para a seleção suiça e Shaqiri, recém-entrado na partida, quase a fazer um canto olimpico, a bola acabou por embater no poste da baliza de Pickford.
Até ao final da partida, a Suíça ainda assustou a seleção inglesa, ao minuto 118, Amdouni recebeu a bola e após progredir alguns metros, rematou muito forte. Valeu a bela intervenção do guarda-redes inglês que estava atento e afastou o esférico
O jogo manteve-se empatado no prolongamento e viriam as grandes penalidades para definir quem seguiria no Campeonato da Europa.
Nas grandes penalidades a Inglaterra levou a melhor sobre a seleção suiça tendo marcado todos os 5 penaltis. Do lado da Suiça, Manuel Akanji não conseguiu converter o penalti e acabou por ditar a sua eliminação. A Inglaterra vai jogar as meias-finais com o vencedor do jogo de hoje entre Países Baixos- Turquia. O jogo será realizado dia 10, em Dortmund.
Através da sua versatilidade e rapidez, desequilibrou por várias vezes no corredor direito. Para além de fazer um golo criou várias jogadas de perigo para a seleção inglesa.
Texto: Guilherme Paz
Imagens: Twitter