Afinal ainda havia mais para espremer da genialidade dos “rapazes” de Liverpool
Saiu hoje, a 2 de novembro, aquela que é provavelmente a derradeira música dos The Beatles, chama-se “Now And Then” e esteve mais de quatro décadas sem ser conhecida pelo público. Escrita e composta maioritariamente por John Lennon, no final dos anos 70, Now And Then beneficiou de inteligência artificial e juntou, uma última vez, John, Paul, George e Ringo.
Este tema saiu acompanhado por um minidocumentário – “Now And Then – The Last Beatles Song” – de 12 minutos que pode já ser visualizado no Youtube.
Now and Then não foi a primeira música dos Beatles lançada após a morte de John Lennon. Em 1994 e 1995, Paul, George e Ringo juntaram-se e finalizaram “Free As A Bird” e “Real Love”, a partir das demos gravadas por Lennon no seu apartamento em Nova Iorque, no final da década de 70. Nestas gravações, entregues por Yoko Ono aos restantes “beatles”, constava também Now and Then, mas acabou por não ser lançada devido à falta de recursos tecnológicos para separar as vias de piano e voz.
Posta de parte na altura, foi preciso esperar quase 30 anos, agora sem a presença de George Harrison pois havia falecido em 2001, para que Now And Then fosse finalmente lançada. Em 2022, Paul McCartney e Ringo Starr tiraram proveito da tecnologia utilizada por Peter Jackson no documentário “Get Back”, ideal para restaurar gravações e dividi-las em várias e diferentes pistas. O que faltava em 1995 parecia agora ter, por fim, uma solução.
Assim que Peter Jackson isolou a voz de John Lennon, presente naquela gravação dos anos 70, Paul e Ringo deram-lhe uma nova roupagem com as gravações da linha de baixo e bateria. Com a voz de John, as novas faixas de Paul e Ringo e com a recuperação de algumas gravações de guitarra de George, compostas no reencontro dos Beatles nos anos 90, Now And Then começava a ganhar, finalmente, a forma de uma nova música dos Beatles. Para terminar a canção, Paul McCartney levou a música ao estúdio Capital Records para lhe adicionar uma secção de cordas, inspiradas noutros temas de Beatles como “Strawberry Fields Forever” e “Yesterday”, por exemplo. Esta “The Last Beatles Song” conta também com um solo de guitarra que, embora não seja original, segundo Paul McCartney “é um tributo a George Harrison”.
Now And Then está a partir de hoje disponível para streaming e saiu, em duplo single, com uma versão de 1962 da música “Love Me Do”. Aproxima-se cada vez mais o último capítulo daquela que é para muitos a melhor banda da história do Rock. Now And Then, dos Beatles, pode muito bem ter sido a última dança que juntou John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.
Pedro Esteves
Fotografia: The Beatles: Get Back