Nos dias de 12 e 13 de março, o curso de Educação Básica, da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, organizou a sua primeira edição das jornadas, contando com oradores que acompanharam os participantes ao longo dos dois dias.
No dia 12, pela manhã, foram apresentadas várias palestras até às 12h30 por oradores que abordaram temas desde a “Situação atual da Educação em Portugal”, com a Dra. Margarida Mano, Ex. Ministra da Educação e, mais tarde, com o Dr. Carlos Silva, a “Construção do currículo de um Professor”.
Já pela parte da tarde, “As TIC e o m-learning em contexto educativo”; “A inclusão das TIC no ensino da matemática no 2º CEB” e “O contributo da língua portuguesa para a criatividade da sua importância no fomento dos valore morais” foram outras palestras elaboradas por professores recentemente formados. Terminando o dia, a professora Rita Azevedo mostrou um vídeo, fruto de um projeto com os seus alunos, de título “E se eu mexesse uma palha…”, cuja sensibilizou a plateia, causando debate e discussão entre os participantes.
O último dia de jornadas, com duração de apenas uma manhã, contou com um debate entre “Professores Principiantes VS Professores Experientes” e, posteriormente, uma palestra acerca da aceitação e inclusão do autismo na nossa sociedade, apresentado por Irisalva Mota.
As primeiras jornadas terminam, então, com a sessão de encerramento e, com uma surpresa feita pela apresentadora das jornadas para todo o Núcleo de Educação Básica.
Beatriz Lira