III Jornadas de Línguas

As Jornadas de Línguas voltaram à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro nos dias 19 e 20 de março para a sua terceira edição.

O evento, organizado pelo Núcleo de Estudantes de Línguas, procurou esclarecer os estudantes dos cursos de Línguas e Relações Empresariais e de Línguas, Literaturas e Culturas quanto à inserção no mercado de trabalho e, também, estabelecer um primeiro contacto com as diferentes áreas destes cursos.

No primeiro dia das jornadas e logo pela manhã, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais acerca de técnicas de projeção e articulação da voz, num workshop orquestrado pela mestre em Música, Bel Viana. De seguida, a doutorada em Ciências da Comunicação, Marlene Loureiro, esclareceu os estudantes acerca da comunicação não verbal nas entrevistas de emprego. De forma a causar uma boa impressão quando procuramos emprego, a docente da UTAD deu diversas dicas comunicativas para que não se passe uma má imagem quando se tenta ingressar no mercado de trabalho.

Após o almoço, Alberto Santos encarregou-se de partilhar com os alunos a sua experiência como escritor, através da palestra “Como os livros e os romances influenciam a nossa vida”. Posteriormente foi a vez de Samuel Soares de deixar a sua marca nas jornadas. Através de um discurso dinâmico e repleto de proximidade com os universitários, o diretor geral da Samsys deu o mote de como se deve liderar uma equipa de trabalho e explicou o porquê de a sua empresa ser uma das 100 melhores empresas para trabalhar em Portugal. No final do dia e, de forma a consolidar todo o conhecimento adquirido, reinou a descontração com um momento musical oferecido pela aluna Ana Carolina Silva.

O segundo e último dia arrancou da mesma forma que o primeiro, com uma enorme vontade de aprender por parte dos alunos. A primeira palestra foi dada pela Agência Digital Goupbuzz, que explicou aos estudantes a atualidade do marketing digital e da estratégia digital. De seguida foi a vez de João Nuno Azambuja de dar voz aos conhecimentos que adquiriu na sua experiência como escritor, com a apresentação “Em defesa da Língua”.

No final do almoço, e com as baterias recarregadas, foi Andreia Santos a encarregada de partilhar os seus conhecimentos na área da psicologia e da inteligência emocional no mundo do trabalho. No fim da tarde, e de forma a encerrar as terceiras Jornadas de Línguas, a Vibratuna marcou presença com uma atuação que nos lembra tudo sobre aquilo que são as tradições académicas e os sentimentos que a elas associamos.

Afonso Leite