Empenho, profissionalismo e organização. Assim se descreve a edição de 2019 das Jornadas de Engenharia Informática (JEI), na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Realizadas de 26 a 28 de fevereiro, as mesmas proporcionaram ao público três dias de palestras e workshops conduzidos por um painel de profissionais de excelência, no que diz respeito à própria área.
Para dar início ao primeiro dia das jornadas esteve presente um leque de personalidades ligadas ao curso e à academia, ditas de indispensáveis na realização e organização das mesmas. No mesmo dia, os alunos de Engenharia Informática puderam contar com a apresentação de três empresas de renome: a Business Intelligence, representada por Benjamim Fonseca; a Transforming Mobillity, empresa de renome na área da condução autónoma, na pessoa do engenheiro José Carreiras; e a Digital Marketing, tendo na sua representação o orador José Martins. Para além das esclarecedoras palestras, o NEEI (Núcleo de Estudantes de Engenharia Informática) ofereceu aos participantes uma Sessão de Networking junto das empresas presentes na Feira de Emprego e que, consequentemente, se encontravam dispostas a esclarecer algumas questões aos mesmos.
No decorrer do segundo dia, e uma vez mais com a sala praticamente lotada, subiu ao púlpito um conjunto de empresas empreendedoras na área de Engenharia Informática, nomeadamente a CRITICAL Software, com a palestra “High Integrity Systems” representada pela engenheira Márcia Guerra, a Massive Labs, com uma apresentação acerca da “Realidade Virtual”, proferida pelo orador Miguel Melo, a ArquiConsult com a palestra “Microsoft Dynamics 365 at the Center of the Companies”, pela voz do engenheiro Paulo Mota e a EasyVista, representada pelo vice-presidente da mesma, Paulo Magalhães, que trouxe ao assunto os “FinTechs”. Para além das exposições anteriormente proferidas, os elementos presentes tiveram ainda a oportunidade de participar num workshop conduzido pelo orador André Conde, representante da Xamarin, e de assistir a uma dinâmica Tertúlia de Blockchain, onde estiveram presentes Frederico Antunes, Miguel Vieira e Marco Barbosa.
As JEI passaram para o terceiro e último dia com um leque de empresas onde as mesmas características se fizeram sentir. A manhã teve início com a palestra “Ordem dos Engenheiros: Porquê ser membro?”, pelo engenheiro Carlos Moreira, seguindo-se a palestra e workshop “Agile Software Development” representadas, respetivamente, pelos oradores Hugo Vilardouro e Eduardo Ribeiro. Durante a tarde pôde assistir-se à tertúlia “A Engenharia Informática para o desenvolvimento da região”, onde se encontravam em debate Rita Estácio, Benjamim Silva, Eduardo Reanha e a mediadora Sónia Domingues.
Visando terminar da melhor maneira, o NEEI proporcionou àqueles que teriam participado num sorteio previamente divulgado, um conjunto de prémios que vieram a ser entregues aos respetivos vencedores na última etapa das jornadas, causando um ambiente de extrema animação entre os participantes.
Marcadas pela excelência e boa disposição, será de esperar lugar marcado as JEI no calendário de atividades do próximo ano.
Raquel Barros