Arranca hoje, dia oito de setembro, a sexta edição do festival Algures a Nordeste, em Vila Real. As peças “MEETING POINT” e “OTEMPODIZ” da Companhia Ertza inauguram, com entrada gratuita, esta edição ao ar livre, na Praça Cénica, pelas 19 horas.
“MEETING POINT”, distinguido em 2018 como Melhor Espetáculo de Rua nos XXI Premios Max de las Artes Escenicas, em Espanha, junta dois jovens bailarinos de dois países diferentes e, através de linguagens como o break dance e o hip hop com um toque de dança contemporânea, fala dos lugares onde as pessoas se encontram, das poças que têm de ser atravessadas e o tempo que é preciso esperar.
Com o mote “Vós tendes o relógio, nós temos o tempo”, “OTEMPODIZ” é uma peça de dança que, em 25 minutos, compara a forma ocidental de viver o tempo com a dos países africanos. Este é um projeto bidirecional de troca e criação artística, que se estrutura entre Moçambique e Espanha, graças ao apoio da AECID, o programa de residências artísticas Sortutakoak Gipuzkoako Dantzagunea e o festival Atlantikaldia em Errenteria (Guipúscoa, Espanha).
O Algures a Nordeste decorre até dia 30 de setembro, na cidade de Vila Real.
Madalena Andrade
Imagem: Direitos Reservados