Na passada terça-feira, dia 25 de julho pelas 22h, estreou na praça cénica do Teatro Municipal de Vila Real o filme “Onde Fica a Casa do meu Amigo?”, de Abbas Kiarostami.
O filme iraniano de 1987 retrata a história de um rapaz que tenta encontrar um colega de escola, depois de, acidentalmente, lhe ter ficado com o caderno onde tem de fazer os trabalhos de casa. Se não tiver o caderno com os trabalhos feitos, o professor dar-lhe-á um castigo muito severo. Determinado, tenta encontrar a casa do colega, numa aventura que retrata a riqueza e a complexidade da sociedade rural iraniana. Uma parábola comovente sobre a responsabilidade e a amizade, um filme simples e modesto onde se destaca a interpretação das crianças. Conta com a participação de Babek Ahmed Poor, Ahmed Ahmed Poor e Reza Nematzadeh.
Um aspeto interessante sobre o filme é como Kiarostami conta a sua própria história, o que permite um extraordinário testemunho do Irão rural, ainda preso numa espécie de “trevas”, filmando-o de uma forma simples e direta sem efeitos, destacando-se a sua profundidade num olhar quase documental.
Esta história de amizade e companheirismo garantiu ao realizador Abbas Kiarostami o Leopardo de Ouro e uma menção honrosa do júri no festival de Cinema de Locarno, estabelecendo-o também como um dos realizadores mais proeminentes e maiores cineastas do Irão e do cinema mundial. Embora já tenha falecido em 2016, continua a ser lembrado pelas suas obras e críticas à sociedade iraniana.
Este filme tem ainda uma continuação em “Trabalhos de Casa”, um documentário de 1989.
José Alves
Imagem: Teatro de Vila Real