Disputou-se hoje, no National Stadium, em Malta, a 20ª edição do Campeonato Europeu de Futebol de sub19, que colocava frente a frente a seleção de Portugal e a seleção de Itália.
A seleção das quinas e a seleção “azurra” tinham-se defrontado na fase de grupos do grupo A. A seleção portuguesa saiu vitoriosa por cinco bolas a uma.
Do lado de Portugal, uma vitória esmagadora, diante da Noruega, nas meias-finais por cinco bolas a zero ditou a ida à final do europeu de sub19. Já a Itália conseguiu uma vitória “tirada a ferros” contra a Espanha vencendo por três bolas a duas.
A Itália entrou a todo o gás na final. A equipa italiana dominou a posse de bola e conseguia impor o seu jogo, a nível físico, a Itália mostrava-se mais capaz que a equipa portuguesa.
Ao minuto 18, a Itália chegou ao primeiro golo do encontro. Grande trabalho individual de Luis Hasa pelo corredor esquerdo cruzando a bola para Kayode, que se antecipou a Martim Marques e fez o golo com um belo cabeceamento.
Portugal parecia não conseguir reagir ao golo sofrido e à intensidade que a Itália colocava no jogo.
Ao minuto 36, mais uma grande jogada pela direita da Itália. Esposito a receber a bola dentro de área e coloca em Hasa que remata colocado para uma bela defesa do guarda-redes português Gonçalo Ribeiro.
O jogo ia assim para intervalo com a vantagem italiana.
A segunda parte mostrou-se muito diferente do que tinha acontecido na primeira. Portugal entrou com uma mentalidade diferente e desde o princípio a querer dominar o jogo e tentar chegar ao empate.
Ao minuto 61, grande jogada de Hugo Félix pela esquerda, que coloca a bola nas costas da defesa italiana, em Martim Fernandes que cabeceia para uma enorme intervenção do guarda-redes italiano.
Ao minuto 79, a Itália podia ter “morto” o jogo, com Vignato a ganhar a bola a António Ribeiro e isolado remata para uma bela intervenção de Gonçalo Ribeiro.
No último minuto do encontro, a bola sobra para Herculano Nabian, que remata forte, com a bola a sair ao lado do poste da baliza italiana.
Após o remate de Herculano, o árbitro, Sven Jablonski, deu imediatamente por terminada a partida caindo assim por terra a reconquista do campeonato da Europa sub19.
HOMEM DO JOGO
Michael Kayode
Marcou o único golo da partida dando assim a vitória ao conjunto dos “azurra”. A capacidade ofensiva e defensiva de Kayode foram determinantes para o triunfo italiano. É um jogador muito rápido e que consegue explorar bem a profundidade que lhe é dada.
Texto: Guilherme Paz
Imagem: UEFA