Jogou-se hoje, às 17 horas, em Kutaisi, na Geórgia, o segundo jogo dos quartos-de-final que colocou frente a frente Portugal e Inglaterra.
Do lado da seleção das Quinas, uma derrota, um empate e uma vitória ditaram a segunda posição na fase de grupos do grupo A. Do lado da inglês, uma fase de grupos 100% vitoriosa acabando na 1ª posição do grupo C.
O jogo começou com o domínio autêntico da seleção inglesa, que controlava o esférico e criava algumas boas jogadas, mas sem qualquer tipo de perigo para a baliza portuguesa.
Contra a corrente do jogo, a seleção portuguesa criou o primeiro lance de perigo ao minuto 14 com Fábio Silva, a desviar de cabeça, a bola para os pés de Pedro Neto, que rematou para uma bela defesa do guarda-redes inglês Trafford. Ao minuto 22, o jogador inglês Jacob Ramsey descobriu no espaço interior Anthony Gordon, que rematou para uma bela intervenção de Celton Biai.
Ao minuto 34, o conjunto comandado por Lee Carsley chegou ao golo. Após uma grande jogada coletiva, Madueke descobriu Gibbs-White entre linhas, que colocou a bola em Anthony Gordon que, sem oposição, rematou para abrir o marcador. O jogo seguia, assim, para intervalo com a Inglaterra a vencer por uma bola a zero.
A segunda parte foi completamente diferente daquilo que foi jogado na primeira. Portugal entrou para o segundo tempo com mais ambição e vontade de vencer. Desde cedo que a seleção das Quinas controlava o jogo com bola e tentava chegar à baliza adversária com perigo.
Ao minuto 69, após cruzamento de Zé Carlos, Henrique Araújo cai na grande área queixando-se de ser empurrado pelo capitão inglês. Após ouvir o VAR, o árbitro Rade Obrenovic mandou jogar.
Com todo o controlo da segunda parte, a seleção portuguesa só teve uma verdadeira ocasião de perigo ao minuto 73. Cruzamento da esquerda feito por parte de Pedro Neto com Henrique Araújo a cabecear a bola à trave da baliza.
Ao minuto 76, e após uma excelente jogada coletiva, Tiago Dantas descobre Paulo Bernardo que remata para uma excelente intervenção do guarda-redes inglês.
A seleção das Quinas pressionou até ao último minuto do encontro. No entanto, o sonho europeu cai por terra assim como a eventual presença nos jogos Olímpicos em França, no próximo ano.
Homem do Jogo
Anthony Gordon
O avançado do Newcastle apontou o único golo da partida dando assim a vitória ao conjunto inglês.
Um avançado com características muito únicas e com uma enorme capacidade de carregar bola e criar perigo. Jogou de forma incansável estando sempre a deambular entre corredores e pelo centro do terreno de jogo.
Texto: Guilherme Paz
Imagem: Direitos Reservados