Há dança no Teatro Municipal quarta, dia sete de junho às 21:30. “Being a Body, Having a Body – Thematic Touch” é a segunda interpretação da companhia INTRANZYT Cia.® em Vila Real após a estreia no Dia Mundial da Dança de 2022.
A coreografia vem das mãos (e dos pés, dos dedos e das outras partes carnudas) de Maura Morales, inspirada nas dissertações de Michel Foucault sobre o corpo. O corpo como campo de batalha da política de poder social, o corpo como assunto impiedoso, tudo questões impulsionadoras que levaram à procura de “outros corpos”, de indivíduos com faixas etárias distintas, com físicos incomuns para o conceito de bailarino tradicional, entre eles pessoas portadoras de deficiências.
Resta a afirmação da filósofa Silvia Federici que serviu, também, de ponto de partida para o processo criativo: “A nossa luta, então, deve começar pela reapropriação dos nossos corpos, individual e coletivamente, para redescobrir e valorizar a sua capacidade de resistência. (…) A dança tem um papel central nesta reapropriação.”
A co-produção é uma parceria entre Casa das Artes de Famalicão, Teatro Municipal de Vila Real, Teatro Municipal Diogo Bernardes e o Teatro Municipal de Ourém. Tem música original de Michio Woirgardt, desenho de luz de Manuel Alão e direção artística da INTRANZYT de Cristina Pereira e Vasco Macide.
A INTRANZYT está de momento na cidade em residência artística, pelo que garantem um workshops e conversas com o público.
O espetáculo de dia sete tem duração aproximada de 70 minutos. Destina-se a maiores de seis anos e custa 5€ ou 3.5€ mediante a apresentação do Cartão do Teatro.
Texto: José Miguel Neves
Imagem: ITZ-Intranzyt Cia