Jorge Martin venceu, este sábado, a quinta corrida sprint da época, a sua primeira em sprints. Em segundo lugar terminou Brand Binder e em terceiro Francesco Bagnaia, neste que é o 1000º grande prémio na história da Moto GP.
A grelha de partida desta sprint festiva foi Bagnaia, Marquez e Marini. As luzes apagaram-se e a corrida começou, sem incidentes na primeira volta. Bagnaia, Milner e Martin arrancaram bem, já Marc Marquez teve um mau arranque, sendo surpreendido pela velocidade a que as luzes se apagaram.
Na volta seguinte, vários pilotos perderam entre cinco a posições, havendo também quem saísse beneficiado. Miller, que estava em terceiro lugar pelo magnifico arranque, acaba por cair na curva sete, sofrendo um low side, que levou a sua desistência.
A corrida estava entusiasmada com a batalha pela liderança da sprint entre Martin, Bagnaia, Marquez e Binder, mas foi o piloto da Prima Pramac Racing que mostrou a potência da sua mota e assumiu a liderança da prova.
Marquez e Bagnaia lutavam ferozmente pelo segundo lugar, mas foi Binder que passou a segundo. Os dois pilotos já andavam em picardia desde os treinos e o piloto sul africano da KTM aproveitou para consumar uma dupla ultrapassagem. Martin foi quem saiu mais beneficiado com esta batalha e ampliou a sua vantagem cada vez mais.
A três voltas do fim, Bagnaia ascendeu à terceira colocação, pondo um fim na batalha com o seu rival. Quatararo, que tinha a pressão de estar a correr em casa, acabou por desiludir o público local, após uma queda na curva nove.
A faltar duas voltas Marini ultrapassava Marquez que acabaria por descer à quinta posição.
Cai a bandeira de xadrez e é Martin quem vence a prova sprint, a sua primeira vitória na sprint e nesta temporada. Binder não levantou mais dúvidas sobre o segundo lugar e Bagnaia fechou o pódio, após uma grande luta com Marc Marquez. O restante top dez foi Marini, Marquez, Zarco, Bezzecchi, Espargaro, Viñales e Nakagami.
O piloto da corrida sprint foi, sem dúvida, Jorge Martin pela corrida perfeita, desde o seu arranque e a sua consistência, mantendo-se em primeiro com uma grande vantagem perante os restantes pilotos.
A corrida é já amanhã, pelas 13 horas, com transmissão em direto na SportTV 5.
Texto: Fernando Morais
Imagem: Direitos Reservados