Num jogo a contar para a 31ª jornada da Primeira Liga Portuguesa, FC Famalicão e GD Chaves bateram de frente, num duelo onde as duas equipas procuravam pontos importantíssimos, se ainda quisessem chegar ao lugar de acesso à qualificação da Liga Conferência. O jogo acabou por beneficiar a equipa visitante que, depois de sofrer o primeiro golo da partida, acabou por amadurecer e fazer a reviravolta no marcador, terminando o jogo 1-2.
A primeira grande oportunidade de perigo do jogo acontece ao minuto 26 através de uma bela variação de jogo à esquerda de João Teixeira, capitão flaviense, para Bruno Langa, que consegue armar o cruzamento para zona de finalização onde apareceu Juninho. Infelizmente, o avançado transmontano não consegue finalizar na cara do golo e acaba por atirar a bola por cima da baliza do guarda-redes famalicense.
Uma primeira parte que, apesar das escassíssimas oportunidades de perigo de ambas partes, viu as duas equipas a controlarem o jogo em diferentes momentos e a tentarem jogar um futebol de transições rápidas, indicando assim um sentimento que ambas as equipas procuravam a vitória.
Na entrada para a segunda parte, o Famalicão entrou melhor, muito mais ofensivo pois, logo nos primeiros minutos conseguiu criar algumas situações de bastante perigo. Até que, ao minuto 53, depois de uma cobrança de canto feita pelo médio famalicense Colombatto para o primeiro poste, Pablo consegue desviar a bola em direção à baliza flaviense e, com alguma sorte devido à trapalhada na área, a mesma acaba por entrar, desfazendo assim o nulo na partida.
A equipa transmontana acabou por responder ao minuto 80, depois de uma belíssima arrancada de João Correia campo fora que, passando a bola para o lado esquerdo da área do Fama, onde Benny acaba por dar para trás para Héctor que, de primeira, empata o jogo. O remate do espanhol ainda toca no capitão do Famalicão Riccieli, acabando assim por trair o guarda-redes Luíz Junior.
Descontentes com o empate, ao minuto 87, o Chaves vê a sua vida salva por um penálti assinalado a Bruno Langa que, depois de uma antecipação a Riccieli, ao tentar cortar a bola, acaba por tocar ligeiramente no pé direito do lateral flaviense. Assume o capitão do Chaves, João Teixeira, que ao minuto 89, com um remate fortíssimo, acaba por atraiçoar o guarda-redes famalicense, fazendo assim, em menos de 10 min, a chamada “cambalhota” no marcador.
Assim, o Chaves acaba por sair, pelo quarto jogo fora de casa seguido, com pontos. Passa assim a ocupar a 7ª posição do campeonato, com um ponto a mais que o derrotado Famalicão.
Homem do Jogo
Bruno Langa
O lateral da equipa transmontana fez um belíssimo jogo, estando sempre no sítio certo seja a atacar ou a defender. Destabilizou muito o lado esquerdo da equipa famalicense e ainda conseguiu ganhar o penalti que fez com que a sua equipa acabasse por sair vitoriosa do Estádio Municipal de Famalicão.
Texto: Alexandre Pereira
Imagem: GD Chaves