A Queima das Fitas é um evento que todos os estudantes ansiam, independentemente da academia. Nessa semana, repleta de convívio, desporto, solidariedade, cultura, alguns excessos e onde os dias se tornam demasiado pequenos e as noites passam a correr, os alunos têm a oportunidade de descansar dos estudos intensos, priorizando o seu espírito académico.
Além da presença de diversos DJ’s e cantores conhecidos todos os dias, a Serenata, a Missa de Benção das Pastas, o Cortejo e o Baile Académico são os momentos mais desejados pelos finalistas, tornando assim, a despedida de Vila Real a mais mágica e sublime possível.
Mas porque é que ninguém fala do sentimento que todos temos quando esta semana chega ao fim? O choque de realidade que os discentes sofrem após uma gigante onda de folia e despreocupação termina e assim, entram na realidade universitária: trabalhos, frequências, estudos e um pouco mais de ansiedade e menos vida social. Apenas nos limitamos a fingir que não estamos a sofrer por ter terminado aquela que é das melhores, senão a melhor, semana a nível académico. Por isso, utadinos, sintam-se acolhidos. Todos nós estamos a viver isso. Boa sorte naquela que vai ser a primeira semana pós-queima.
Carolina Castro