Francesco Bagnaia conquista a pole batendo o record de tempo do circuito das américas com um final caótico, já Miguel Oliveira partira para a sprint do 15º lugar. O top três para a sprint é Francesco Bagnaia da Ducati, em segundo Alex Rins da Honda e em terceiro lugar Luca Marini da Ducati.
Q1
Os 12 pilotos saíram para a pista e passado cinco minutos surgiu a primeira bandeira amarela, com a queda de Jonas Folger na curva 11 onde todos tem vindo a manifestar-se sobre o mau estado da pista na curva 11 e 12 que provou agora a queda do piloto alemão.
Na primeira passagem pela meta Marco Bezzecchi tinha ficado em primeiro que garantia a passagem a Q2.
Na segunda tentativa dos pilotos Joan Mir tinha conseguido provisoriamente o segundo lugar.
Pouco antes de acabar Raúl Fernández acabou por cair na curva dois perdendo a frente da sua Aprilia, destruindo assim as voltas dos outros pilotos acabando a Q1 desta maneira.
O Miguel Oliveira infelizmente não consegui um lugar de acesso a Q2 ficando em quinto lugar.
Q2
Novamente os pilotos entraram em pista para disputar a primeira grelha de partida, e pouco tempo Francesco Bagnaia era o melhor piloto em pista.
Com isto na curva sete cai o Jorge Martin que era o piloto com mais favoritismo nesta pista acabaria por cometer um erro perdendo a frente da sua Ducati.
Na segunda tentativa Francesco Bagnaia e Alex Marquez fizeram o mesmo tempo de 2:02:242 minutos.
A aproximar-se do final vinha haver outra queda do Jack Miller na curva um com a sua KTM.
Num final de loucos o piloto favorito volta a cair Jorge Martin cai agora na curva dois, nem passado minutos Alex Marquez cai na curva 15 perdendo assim a disputa pela pole position. Com Alex Rins a conquistar provisoriamente a pole, chegava Francesco Bagnaia a superar todos conquistando a pole e batendo o record de tempo da pista com um 2:01:892 minutos.
O piloto do dia de qualificação foi sem dúvida Francesco Bagnaia, pela incrível volta pela pole position e por ter batido o recorde do circuito das américas e com a sua estratégia dentro de pista atrasar os seus concorrentes.
O Sprint nos EUA aconteceu neste sábado pelas 21 horas de Lisboa. Sabe mais aqui.
Texto: Fernando Morais
Imagem: MotoSport