No passado dia 29 de março, quarta-feira, decorreu um projeto de plantação de carvalhos e azinheiras autóctones em zona ardida, na serra do Alvão, encabeçado pela Associação Académica da UTAD e com a participação de estudantes da academia.
“A ideia é tentar ajudar de alguma maneira”, diz a dirigente do Departamento de Sustentabilidade e Ambiente, Ana Rita Gomes. A iniciativa, planeada inicialmente durante o mandato de Maria Ferreira, contou com “quase 100 participantes” de vários cursos da UTAD, inclusive estudantes de Erasmus. A viagem foi assegurada pela associação, que ainda distribuiu pelos participantes uma tote bag da McDonald’s, uma garrafa de água e um marcador de livro e etiqueta de identificação da árvore, alusiva ao projeto.
A receção da atividade por parte dos estudantes foi positiva. Esther Acosta, estudante de Medicina Veterinária em Erasmus, admite que foi “mais exercício que esperava”, mas partilha a opinião do colega Javier Guerrero sobre ser um projeto “interessante”.
O voluntário Daniel Estrada, de Genética e Biotecnologia, defende que “as atividades ligadas ao meio ambiente são cada vez mais imprescindíveis” devido ao atual “declínio ambiental”. Alice Vaz, de Ciências do Ambiente, alerta que “houve muita deflorestação nos últimos anos”, pelo que esta atividade “é uma boa iniciativa”.
Gabriela Feitais, representante da patrocinadora Real Buggy, salienta que “é um dos objetivos da empresa apoiar a região e a área ambiental”. Jorge Feitais, também da Real Buggy, elogia o projeto como “uma iniciativa incrível da Associação Académica” e avisa que “é necessário reflorestar o país”.
A atividade contou ainda com a participação da Proteção Civil e dos Sapadores Florestais. Devido a um incêndio, os sapadores não conseguiram participar no evento como planeado e as árvores não conseguiram todas ser plantadas. No entanto, ficaram de aparecer no local para as plantar num outro dia.
O evento contou ainda com uma aventura inesperada pela serra, visto que os dois autocarros se enganaram no caminho.
Foram plantadas árvores em nome d’O Torgador e da AAUTAD e dos patrocinadores Real Buggy, Câmara Municipal de Vila Real e McDonald’s. O Departamento tem ainda planeado a Semana da Sustentabilidade e uma atividade de recolha de resíduos em parceria com o Departamento de Ação Social e também recolhe resíduos com a Resinorte nas atividades da AAUTAD.
Joaquim Duarte
Imagem: Rui Pinto