O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, garantiu que a contratação dos oito meios aéreos em falta será feita brevemente, completando assim os 50 que ficarão disponíveis.
“Concluiremos o processo de contratação dos últimos oito durante a próxima semana, de modo que, em junho, todos eles estejam à disposição dos portugueses”, disse.
De acordo com o ministro, encontram-se “a operar meios aéreos com uma disponibilidade para todo o ano”. O responsável político falava dos helicópteros que atuaram na sexta-feira, “por exemplo, em 17 operações diferentes, que têm participado em ações ao longo de toda a semana”, tratando-se de “um tipo de reforço de meios que nunca existiu, que estará disponível de janeiro a dezembro”.
Quanto à disponibilidade para a época previsivelmente mais crítica, o ministro salientou que até agora estão contratados 42 meios aéreos.
“Temos sobretudo funcionalidades na resposta aérea por helicóptero, que estará à disposição do sistema de maio até dezembro de 2019”, referiu.
Ana Mesquita
Fotografia: Lusa