O Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real também conhecido como A Casa Do Caminho De Baixo está aberto ao público com as suas exposições de arqueologia, numismática e outras exposições temporárias.
A exposição de Arqueologia é permanente, sendo organizada por ordem cronológica sendo a sala 1 dedicada ao Megalitismo; a sala 2 à transição da Idade do Bronze para a Idade do Ferro; a sala 3 ilustra a ocupação do território trasmontano na Idade do Ferro e na última sala exibe-se o acervo correspondente ao domínio do território pelo Império Romano.
A coleção de numismática do MANVR, inaugurada no dia 27 de maio de 1999 e é composta por cerca de 35.000 numismas, sendo formada por moedas provenientes, na sua maioria, da região trasmontana, sendo ainda de referir a aquisição de alguns exemplares com o objetivo de representar determinados tipos de moedas, reis ou imperadores considerados importantes para o discurso expositivo.
As peças e exposições merecedoras de mais destaque deste museu seriam os Torques de Rendufe, que integram a exposição permanente de Arqueologia, e são um colar, castrejo, masculino, utilizado pelos chefes, como elemento de prestígio, em dias de cerimónia feitos de ouro maciço.
As Torres de Quintela são uma visita guiada organizada pelo museu que é também digna de destaque, classificada como Monumento Nacional a Torre é o centro de atenção O acesso à torre contorna os elementos do relevo até chegar ao casario, e daí ao sopé da Torre.
O Museu de Arqueologia e Numismática está aberto todos os dias de semana Segunda nos seguintes horários 9h30 – 12h30 | 14h00 – 17h00 e a entrada é gratuita.
Rui Pinto
Fotografia: Rui Pinto