Foi nos dias 2, 3 e 4 de março que se realizou a sexta edição do “REAL ACADEMICVS”, o Festival de Tunas Mistas de Vila Real, organizado pela Tuna Académica da UTAD.
A noite de Serenatas, no primeiro dia, teve como convidados a Imperialis Serenatum Tunix e a Vibratuna que, a partir das 21h30, atuaram nas Arcadas do Pioledo.
No dia seguinte, pelas 21h, o Festival continuou no Teatro de Vila Real que, mais uma vez, acolheu quatro tunas de várias cidades do país. A Literatuna (Tuna de Letras da Universidade do Minho), a TUBA (Tuna Universitária de Belas-Artes), a Estudantina Universitária de Viseu e a TAUA (Tuna Académica da Universidade dos Açores) foram as quatro tunas a concurso.
Depois da Joaninha e da APCVR (Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real) nas IV e V edições, respetivamente, este ano a vertente solidária manteve-se e 10% da bilheteira reverteu a favor dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde. Realizou-se ainda uma recolha de bens alimentares para os mesmos.
Preservando a tradição transmontana e valorizando a música portuguesa, o fado, Património Cultural e Imaterial da Humanidade, foi o tema escolhido e concretizou-se quer na abertura do festival, que esteve a cargo de um grupo de jovens fadistas amadores, quer nos diversos momentos de humor, entre os quais a recriação de grandes nomes, como Amália Rodrigues, o que contribuiu para a interação e o envolvimento do público.
No dia 4, último dia deste “REAL ACADEMICVS”, o convívio continuou na Taberna do Estudante, onde as tunas almoçaram e foram atribuídos os prémios extra-palco abaixo referidos.
Prémios:
Melhor Instrumental: TAUA
Melhor Adaptação: TUBA
Melhor Original: TAUA
Melhor Solista: Estudantina Universitária de Viseu
Melhor Pandeireta: TAUA
Melhor Porta-Estandarte: Estudantina Universitária de Viseu
Melhor Serenata: TUBA
Tuna Mais Fado: TAUA
Tuna do Público: TAUA
Melhor Tuna: TAUA
Prémios extra-palco:
Melhor Pasacalles: Estudantina Universitária de Viseu
Tuna Mais Traçadinho: TAUA
Tuna Mais Tuna: TUBA
Hugo Garrido
Fotografias: Hugo Garrido (O Torgador)