REAL ACADEMICVS regressa a Vila Real

REAL ACADEMICVS regressa a Vila Real

Foi nos dias 2, 3 e 4 de março que se realizou a sexta edição do “REAL ACADEMICVS”, o Festival de Tunas Mistas de Vila Real, organizado pela Tuna Académica da UTAD.

A noite de Serenatas, no primeiro dia, teve como convidados a Imperialis Serenatum Tunix e a Vibratuna que, a partir das 21h30, atuaram nas Arcadas do Pioledo.

No dia seguinte, pelas 21h, o Festival continuou no Teatro de Vila Real que, mais uma vez, acolheu quatro tunas de várias cidades do país. A Literatuna (Tuna de Letras da Universidade do Minho), a TUBA (Tuna Universitária de Belas-Artes), a Estudantina Universitária de Viseu e a TAUA (Tuna Académica da Universidade dos Açores) foram as quatro tunas a concurso.

Depois da Joaninha e da APCVR (Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real) nas IV e V edições, respetivamente, este ano a vertente solidária manteve-se e 10% da bilheteira reverteu a favor dos Bombeiros Voluntários de Vila Real – Cruz Verde. Realizou-se ainda uma recolha de bens alimentares para os mesmos.

Preservando a tradição transmontana e valorizando a música portuguesa, o fado, Património Cultural e Imaterial da Humanidade, foi o tema escolhido e concretizou-se quer na abertura do festival, que esteve a cargo de um grupo de jovens fadistas amadores, quer nos diversos momentos de humor, entre os quais a recriação de grandes nomes, como Amália Rodrigues, o que contribuiu para a interação e o envolvimento do público.

No dia 4, último dia deste “REAL ACADEMICVS”, o convívio continuou na Taberna do Estudante, onde as tunas almoçaram e foram atribuídos os prémios extra-palco abaixo referidos.

Prémios:

Melhor Instrumental: TAUA

Melhor Adaptação: TUBA

Melhor Original: TAUA

Melhor Solista: Estudantina Universitária de Viseu

Melhor Pandeireta: TAUA

Melhor Porta-Estandarte: Estudantina Universitária de Viseu

Melhor Serenata: TUBA

Tuna Mais Fado: TAUA

Tuna do Público: TAUA

Melhor Tuna: TAUA

Prémios extra-palco:

Melhor Pasacalles: Estudantina Universitária de Viseu

Tuna Mais Traçadinho: TAUA

Tuna Mais Tuna: TUBA

Hugo Garrido

Fotografias: Hugo Garrido (O Torgador)