O RB Leipzig recebeu o Dortmund neste sábado às 17:30, num jogo a contar para a jornada 23 da Bundesliga.
Do lado caseiro aparecia uma equipa com uma sequência irregular nos jogos anteriores, por exemplo um empate contra o Wolfsburg que luta neste momento contra a despromoção, e que também não tinha bons resultados nos jogos dentro da Red Bull Arena.
Já no caso dos visitantes, a sequência era muito positiva, com 5 vitórias nos últimos 5 jogos, com alguns bem desequilibrados pelo meio, mas que tinha jogado no meio da semana, para a Champions, com uma vitória frente à Atalanta.
O Leipzig apareceu com um 11 bastante usado recentemente, com destaque para Baumgartner, principal marcador da equipa mesmo sendo médio, e Yan Diomande, extremo que já têm interesse de gigantes europeus.
Já no Dormund, Niko Kovac manteve também o mesmo 11 da Champions, com apenas uma alteração com a saída de Brandt para a entrada de Sabitzer. Como principal destaque aparece Ryerson, lateral que assistiu frente à Atalanta e conta com 6 assistências nos últimos 3 jogos.
A primeira parte teve praticamente só jogo de um lado, a baliza do Dortmund. Ao mesmo tempo, todas as jogadas de ataque pareciam um deja vú insistente com Baumgartner a enfiar-se na defesa do Dortmund que se viu com dificuldades em grande parte do tempo.
O primeiro golo do Leipzig apareceu aos 20 minutos nessa mesma jogada. Yan Diomande apareceu frente a Ryerson, que é tão bom ofensivamente como debilitado a nível defensivo, e deixou-o sem hipóteses de defender o seu cruzamento para Baumgartner que apareceu a finalizar com um grande golo com a parte exterior do pé.
O segundo golo foi com a mesma jogada, com Baungmartner a finalizar dentro da área mas desta vez com um assistente diferente, Raum, que apareceu nas costas de Ryerson, que ficou mal de novo no lance.
A 2º parte foi o contrário da primeira. O Dortmund acordou no jogo e conseguiu marcar o seu primeiro golo com um canto muito bem batido por Ryerson que embateu na cabeça de Rómulo, do Leipzig, que nem conseguiu ter reação e acabou por marcar um autogolo (50´)
Depois desse golo o Dormund começou a crescer cada vez mais, mas o Leipzig ameaçou sempre nos contra-ataques, principalmente por Yan Diomande que continuava absurdo e a destruir a defesa dos visitantes. No entanto, não conseguiram concretizar e já perto do final do jogo apareceu um salvador. Fábio Silva, português que não têm sido grande destaque na equipa alemã apareceu sozinho na área depois de uma grande assistência de Adeyemi, conseguindo empatar o jogo para a sua equipa.
Com este resultado o Dortmund vê o Bayern a afastar-se, eles que venceram no início da tarde frente ao Frankfurt. Já o Leipzig continua a sua sequência sem vitórias dentro do seu próprio estádio.
Homem do jogo

Yan Diomande
Embora o Leipzig não tenha vencido, foi o extremo costa-marfinense que protagonizou praticamente todas as jogadas de ataque da sua equipa, conseguindo sempre ultrapassar a defesa do Dortmund e dar assistências, várias desperdiçadas, para os seus companheiros.
Texto: Bruno Gomes
Imagem: @bvb09