Expresso Político- Semana 2-8 de janeiro

Expresso Político- Semana 2-8 de janeiro

Esta semana ficou marcada por um desastre climático nunca antes visto no país, emails traumatizantes finalmente revelados ao público pelo governo americano, cerimónia dos Grammys , uma final europeia perdida e as eleições presidenciais.

Esta semana continuou marcada pelas chuvas fortes e ventos destruidores que causaram danos fatais que resultaram em 15 vítimas mortais, 100 000 pessoas sem luz e 11 000 delojados. A tempestade Kristin, a tempestade Leonardo e a depressão Marta uniram-se com persistência e não deram tréguas à população e às forças de segurança pública que não poupam esforços para minimizar as consequências. E por muito que o governo tenha declarado o estado de calamidades, ainda não pediu ajuda á União Europeia e muitas famílias estão por conta própria durante esta crise humanitária.

A semana começou com Bad Bunny a levar para casa o prémio mais desejado por qualquer cantor. O artista porto-riquenho Benito Ocasio, recebeu o Grammy do melhor álbum do ano, com o seu projeto “DtMF”. Pela primeira vez, a recompensa foi entregue a um álbum em espanhol.

No início desta semana o mundo descobriu os horrores praticados por Epstein, pelos seus clientes e amigos na sua ilha privada. O governo norte-americano publicou mais de 3 milhões de emails pessoais do empresário e financista onde se pode ler e ver as atrocidades feitas a crianças e mulheres, informações estas finalmente dadas a conhecer ao mundo. Pessoas como Donald Trump, Elon Musk, Bill Clinton, príncipe Andrew, Stephen Hawkins ou o português António Damásio, viram-se citados nos emails, não como vítimas mas sim como suspeitos agressores. Nenhuma ação judiciaria foi executada após a divulgação do conteúdo.

Em termos desportivos, a seleção portuguesa perdeu contra a Espanha no Europeu de futsal, num jogo que se terminou 3-5. A segunda seleção do ranking da FIFA perdeu contra a terceira classificada num jogo disputado em Liubliana, capital da Eslovénia. A seleção das quinas deixou passar a ocasião de se tornar tricampeã da Europa.

Para terminar a semana vimos António José Seguro a ser eleito presidente da república, vencendo o seu opositor de extrema direita, André Ventura. Testemunhamos a maior diferença entre dois candidatos numa segunda fase desde 1976, Seguro foi eleito com o maior número de votos da história da república portuguesa, com 66.8%, ganhando em todos os distritos de Portugal continental e nas ilhas.

Marco Leite