FC Porto 2-0 AVS – Porto fecha o ano com vitória

FC Porto 2-0 AVS – Porto fecha o ano com vitória


Realizou-se nesta segunda-feira, às 20:15, no estádio do Dragão, o jogo a contar para a 16º jornada da Liga Portugal.

Francesco Farioli veio com uma fórmula um pouco diferente do costume, com a entrada de Rosario no lugar de Alan Varela e a entrada de Martim Fernandes para o lugar de Alberto Costa.

Na equipa minhota, João Henriques veio com um plano bem pensado, usando um esquema com 5 defesas, mas com uma diferença: a entrada de Carlos Ponck para o lugar de Ruben Semedo, expulso na jornada anterior.
A primeira parte não foi, de todo, o que se poderia pensar. O Porto teve uma posse de bola bastante infrutífera, não conseguindo quase criar nenhuma oportunidade de perigo. Do outro lado, o AVS fez o que conseguia: defender com tudo e fechar totalmente a área.

Quanto ao perigo criado, apenas se pode destacar o remate de Samu de longe aos 12 minutos e o falhanço de cabeça, depois de um livre, de Kiwior, aos 47 minutos.

A segunda parte foi contrária à primeira. Deram-se várias oportunidades e o jogo ficou mais aberto, com o AVS a defender com menos qualidade e o Porto a pressionar mais.
Logo aos 47 minutos, aparece Samu. Depois de um passe de Pepê, Samu domina a bola, finta Aderllan Santos e finaliza na baliza adversária com classe, abrindo assim o marcador. Depois do golo o porto continuou a pressionar cada vez mais, inclusive tendo Pepê a fazer um remate muito perigoso aos 58 minutos.

Chega o minuto 64 e Carlos Ponck, central do AVS, dá um pontapé na perna de Gabri Veiga dentro da área, fazendo penálti. Samu pega na bola, bate e amplia assim a vantagem para 2 golos de diferença.

De seguida, os visitantes começaram a atacar mais, mas sem grande efetividade, terminando assim o jogo com este resultado.
Terminada a jornada o Porto continua em primeiro lugar, a 5 pontos do Sporting, que venceu o Rio Ave e 10 do Benfica, que empatou na pedreira frente ao Braga.

Homem do jogo


Samu
Num jogo complicado em que o AVS defendia bastante bem, foi o ponta-de-lança espanhol que pegou na responsabilidade e assumiu-a, marcando dois golos importantíssimos para resolver o jogo.

Texto: Bruno Gomes

Imagem: @fcporto