Portugueses detidos a caminho de Gaza numa flotilha humanitária, Governo entrega o Orçamento de Estado (OE) e já existe novo governador do Banco de Portugal. Já fora de território nacional, Donald Trump ameaça Hamas com “destruição total” se não ceder o controlo de Gaza.
A flotilha humanitária, onde seguiam Mariana Mortágua, Sofia Aparício e Miguel Duarte, foi intercetada a 170 kms da costa de Gaza, a 1 de outubro. A embarcação foi cercada, alvejada com canhões de água e posteriormente obrigada a parar, por forças militares israelitas. Os ativistas, foram detidos e levados para território israelita. Em Portugal, o Governo confirmou estar a acompanhar o caso e disponibilizou apoio consular aos cidadãos detidos. A ação gerou forte debate político e mediático, com críticas à intervenção de Israel em águas internacionais e alertas para potenciais violações do direito internacional. O Mundo não ficou indiferente e houve uma onda de manifestações pró Palestina e a favor da libertação dos ativistas detidos. Após 4 dias da detenção, o Ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) português confirmou que os portugueses que partiram na missão, serão repatriados hoje, dia 5 de outubro, com chegada prevista para o fim do dia.
Após ter sido aprovado em Conselho de Ministros, no dia 3 de outubro, o Orçamento de Estado (OE) será entregue, na Assembleia da República, pelo Ministro das Finanças, Joaquim Sarmento, na próxima sexta-feira, dia 10 de outubro. O Partido Socialista admite ser possível viabilizar a proposta, uma vez que, alterações à legislação laboral e descida do IRC, foram postas de fora do OE. A CGTP ameaça avançar com uma greve geral se o Governo não recuar na lei do trabalho. Para 2026, vários organismos antecipam já a possibilidade de défice.
Álvaro Santos Pereira será o novo governador do Banco de Portugal e irá iniciar funções, na próxima segunda-feira, dia 6 de outubro. O ex-economista-chefe da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), irá suceder a Mário Centeno, Governador desde julho de 2020. A nomeação foi oficializada esta sexta-feira em Conselho de Ministros, após o executivo ter recebido, a 25 de setembro, o parecer da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP) da Assembleia da República sobre a escolha do economista. Em conferência de imprensa, no final da reunião, o Ministro da Presidência, António Leitão Amaro, confirmou a designação do “indigitado governador” e adiantou que Santos Pereira deverá tomar posse no início da próxima semana.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou este domingo que o Hamas poderá enfrentar a “destruição total” caso recuse entregar o controlo de Gaza, conforme prevê o seu plano de paz para pôr fim à guerra no território. Quanto ao compromisso do Hamas, que aceitou libertar reféns israelitas em Gaza como parte da primeira fase do plano de paz, o presidente afirmou que “só o tempo dirá” se o acordo será cumprido. A troca de mensagens ocorreu no sábado, antes de Trump anunciar que Israel concordou com uma retirada inicial das suas forças na Faixa de Gaza. Trump indicou ainda que “em breve” divulgará mais informações sobre as intenções do Hamas e manifestou esperança de que a sua proposta de cessar-fogo se concretize, entrando em vigor após a entrega de todos os reféns israelitas em troca de prisioneiros palestinianos.
Afonso Lordelo