Espanha 5-0 Portugal – Atropelo da “La Roja” contra as navegadoras

Espanha 5-0 Portugal – Atropelo da “La Roja” contra as navegadoras


Realizou-se nesta quinta-feira, no Wankdorf Stadion, na Suíça, mais um duelo ibérico, desta vez a contar para o europeu feminino, num grupo em que Portugal defronta a Espanha, a Itália e a Bélgica.
Quanto às opções para o jogo, Francisco Neto, selecionador nacional, veio a campo com uma formação com aposta no momento mais defensivo, visto que iria enfrentar aquela que é a atual campeã mundial de futebol feminino. Destacaram-se algumas figuras já habituais da seleção, como a Tatiana Pinto, a Andreia Jacinto e a Jéssica Silva.
No lado espanhol, Tomé Vasquez contava com uma grande perda. Irene Paredes, central e capitã da seleção “Roja”, esteve suspensa e viu a sua saída colmatada por María Mendez, jovem que se destacou no Real Madrid esta época. A destacar-se, a tripla no meio-campo, que é a maior fonte de qualidade das espanholas, com Patricia Guijarro, Alexia Putellas e Vicky Lopez.
A primeira parte traduziu-se num completo massacre. Com apenas 2 minutos, Esther González remata de calcanhar, depois de um grande cruzamento de Olga Carmona e faz o primeiro golo. Apenas 5 minutos depois, o marcador aumentou de novo: Vicky Lopez apenas precisou de encostar depois de outro grande cruzamento, desta vez de Caldentey.
O resto da primeira parte foi basicamente de um só rumo. A Espanha conseguia sempre manter a posse e Portugal ia tentando sair em contra-ataque, sem nunca criar grande perigo. Pelo contrário, Inês Pereira foi a única jogadora portuguesa que conseguiu aguentar um pouco a seleção, defendendo os remates de Vicky Lopez (24´) e de Cláudia Pina (35´).
Mas antes do intervalo, o pesadelo só veio a ser mais real. Em questão de dois minutos, as espanholas conseguiram marcar mais dois golos, um por parte de Alexia Putellas, que destruiu simplesmente toda a defesa portuguesa (41´), e o outro por Esther, de novo, agora depois de uma sobra de um remate ao poste feito por Cláudia Pina (43´).
A segunda parte foi bastante positiva para a seleção portuguesa, principalmente comparado á primeira. Com a entrada de Ana Borges, a equipa ganhou qualidade defensiva e conseguiu até começar a criar algumas jogadas de perigo. Já a Espanha foi mantendo a sua acostumada posse.
A principal oportunidade das navegadoras foi um remate de Ana Capeta, após um cruzamento a partir de um livre de Ana Borges, mas que passou por cima da baliza (75´). Já a Espanha fechou o resultado, marcando o quinto golo já nos descontos, com um grande cruzamento de Salma Paralluelo para a cabeça de Martin-Prieto (93´).
Terminou assim o jogo, com Portugal a começar bastante mal o Europeu, mas tendo já ultrapassado o favorito do grupo, focando-se agora em ganhar à Itália e à Bélgica, conseguindo assim uma inédita passagem à fase eliminatória.
Homem do jogo
Mariona Caldentey
Para além das assistências primorosas para os golos de Vicky Lopez e de Alexia Putellas, era a principal arma do ataque espanhol, criando inúmeras ocasiões através dos seus cruzamentos de alta qualidade.

Texto: Bruno Gomes

Imagem: @weuro2025