Carta a um futuro Caloiro

Querido Caloiro,
Pensar no futuro e pensar no presente. Quando estamos na universidade é uma dualidade constante. Entrei, e agora?
O primeiro impacto é aterrorizante, sentimos os nossos joelhos tremer e sentimos aquele desconforto aliado a adrenalina constante. Lembro-me perfeitamente de pensar na primeira semana: “Como raio vim aqui parar!?” e confia… Vais perguntar-te o mesmo.
É o primeiro impacto de descobrir o mundo. Novas pessoas com novas personalidades, descobrir que não existe só o nosso sotaque e que existe um mundo lá fora. É entusiasmante sim. Aterrorizante.
A primeira coisa que nos dizem é: “Aproveita que tudo passa muito rápido e só vais desejar ser caloiro de novo!”. Na verdade, nunca entendi isso. Nunca entendi porque pensava constantemente no pós- faculdade. Eu só queria seguir o meu caminho e passar rápido as etapas. Errado!
A coisa mais linda é aproveitar cada etapa e cada degrau. Sentiremos falta de tudo, desde do primeiro dia.
Permite-me dar-te três palavras mágicas de uma lâmpada mágica que nem esfregaste: Espera, Observa e Aprende.
Espera e não sejas apressado. Todas as coisas pelas quais vais passar são necessárias. A saudade de casa, um choro porque sentes que não te encaixas, cada riso e cada nova cara que conheças… Vale imenso a pena.
Observa como existe um mundo lá fora e não desesperes porque não o vais mudar completamente, mas o teu nunca será como antes.
Aprende com esta experiencia incrível e aprende que se encarares as coisas como sendo apenas tu, com o teu riso estridente ou qualquer defeito que aches que ninguém irá compreender, tudo dará certo. Há sempre alguém melhor e pior… calma, sê a tua versão!
Dá a tua opinião quando achares que deves e resguarda-te sempre que te sentires apto a isso.
Quero dizer-te que não estás no secundário e que te vai fazer imensa confusão não teres de pedir permissão para ires à casa de banho e de puderes faltar “com facilidade” a qualquer aula. Vais achar estranho o ambiente do bar, as conversas, os grandes auditórios e os professores súper “frios “. Vais levar com uma avalanche de acontecimentos que nem vais saber bem analisar, vais ter altos de riso e baixos de te perguntares quem és.  Vais conhecer pessoas incríveis e vais partilhar momentos que achas que são impossíveis de acabar. Vais desiludir-te porque tudo é efémero e tu nem sabes… As pessoas vão seguir as suas vidas e os momentos ficam presos em ti até ao ponto de te perguntares o que és sem elas… Eu dou-te essa resposta: És nada mais nada menos que uma versão melhor de ti. Não é permitido pensar em desistir, mas acontece aos melhores!
Sê Bem-Vindo, Parabéns e qualquer coisa grita!

Vera Fernandes