Hoje, vamos em direção a Coreia do Sul, para os mais sábios sobre o universo da cinematografia coreana, já devem ter ouvido falar da série emotiva do momento, Se a Vida Te Der Tangerinas. Para aqueles que desconhecem, porque não descobrir agora.
Se a vida der-te tangerinas é uma série sul-coreana com 16 episódios, disponível na Netflix, desde o dia 7 de março. Realizada por Kim Won-seok e escrita por Lim Sang-choon.
Trata-se de uma história romântica e comovente, passada nos anos 60, na ilha de Jeju. A série acompanha Oh Ae-sun (Lee Ji-eun e Moon So-ri) que sonha tornar-se poeta, com uma grande vontade de viver, e Yang Gwan-sik (Park Bo-gum e Park Hae-joon), um homem reservado, mas profundamente leal, que a ama mais do que tudo. O romance entre os dois desenrola-se ao longo de várias estações da vida, entre encontros e desencontros, sempre com o pano de fundo, as mudanças sociais e políticas da Coreia do Sul da época. Cada fase da história é marcada pelas quatro estações do ano, que simboliza o crescimento e os desafios do casal.
A série está cheia de pormenores visuais deslumbrantes, com uma recriação histórica muito bem conseguida e cenários que captam na perfeição a beleza natural de Jeju.
Lee Ji-eun e Park Bo-gum, os jovens protagonistas brilham nos papéis principais, dando vida as personagens com muita profundidade emocional. É fácil sentir empatia por eles.
Apesar de ser um romance, a série toca em temas importantes como o papel da mulher na sociedade, as desigualdades sociais e os efeitos de um país em transformação, e como essa vai evoluir consente as épocas.
Além da história, somos levados numa autêntica viagem cultural e sensorial pela ilha de Jeju com as suas tradições, paisagens e modo de vida únicos.
No fundo, Se a Vida Te Der Tangerinas é daquelas séries que tocam o coração. É delicada, cheia de sentimento, e, ao mesmo tempo, faz-nos refletir. Uma bela combinação de romance, história e humanidade. Ideal para quem gosta de histórias profundas, bem contadas e com alma.
A série foi bem recebida, tendo sido nomeada para vários prémios na 61.ª edição dos Baeksang Arts Awards (a versão Globos de Ouro coreana), nomeadamente para “Melhor Drama”, “Melhor Realização” (Kim Won-seok), “Melhor Ator” (Park Bo-gum) e “Melhor Atriz” (Lee Ji-eun).
Se a Vida Te Der Tangerinas distingue-se pela sua narrativa poética e pela sua representação autêntica da vida na ilha de Jeju, oferecendo uma experiência histórica emocional e rica aos espectadores.
Então, conselho, para os mais sensíveis, preparem os lenços porque vão precisar.
Texto: Márcia Silva
Imagem: Eduarda Paixão