Max Verstappen (Red Bull) venceu, esta madrugada, o Grande Prémio do Japão de Fórmula 1, tornando-se no primeiro piloto a vencer quatro vezes seguidas nesta pista. A prova, que decorreu no circuito de Suzuka, foi a terceira de vinte e quatro do campeonato mundial de 2025.
O piloto neerlandês foi o mais rápido com 1:22:06.983, superando Lando Norris (McLaren), segundo, com mais 1.423 segundos. Oscar Piastri (McLaren) fechou o pódio a 2.129 segundos.
A corrida ficou marcada pela estreia de Yuki Tsunoda pela Red Bull na sua “home race”, após a troca com Liam Lawson, que foi para a Racing Bulls. O piloto japonês foi eleito pelos fãs como piloto do dia.
Durante a prova, destaca-se a superioridade de Verstappen, que foi primeiro na maioria das voltas, exceto quando ele e Norris foram às boxes, em que Kimi Antonelli (Mercedes) foi líder. O piloto italiano, aos 18 anos e 224 dias, deixou a sua marca na história da Fórmula 1, ao tornar-se o piloto mais novo de sempre a liderar uma corrida de fórmula 1 e a realizar a volta mais rápida em corrida.
Após este grande prémio, no que toca ao campeonato mundial de pilotos, Max Verstappen está a apenas a um ponto de Lando Norris, líder com 62 pontos. Oscar Piastri, mantém o terceiro lugar, com 49 pontos.
No campeonato de construtores, a classificação mantém-se igual, com a McLaren na liderança com 111 pontos, em segundo a Mercedes com 75 pontos e a Red Bull em terceiro com 61 pontos. O próximo Grande Prémio decorre no Bahrain, já no próximo fim de semana.
Texto: Ana Baptista
Imagem: Fórmula 1