The Nightmare Before Christmas

Realizado por Henry Selick, produzido e coescrito por Tim Burton, “The Nightmare Before Christmas” ou “O estranho mundo de Jack” é um filme stop-motion norte-americano de 1993, considerado um dos filmes de animação mais icónicos do cinema.

A história desenrola-se em torno de Jack Skellington, o “Rei das Abóboras” da Cidade do Halloween. Todos os anos, Jack organiza o Halloween, contudo, com o cansaço da rotina, abandona a sua cidade e parte numa aventura, onde por mero acaso, conhece a Cidade do Natal, um mundo colorido e alegre, repleto de luzes e espírito natalício. Encantado com esta nova realidade, regressa à Cidade do Halloween, determinado a implementar nos seus cidadãos o espírito natalício e criar o seu próprio Natal, contrariando a tristeza e o lado sombrio do Halloween. No entanto, a tentativa de transformar o Halloween em Natal tem resultados desastrosos. Ao tentar substituir o verdadeiro Pai Natal, acaba por instalar o caos nas restantes populações. A personagem secundária de maior importância é Sally. Inicialmente escrava do seu criador e subserviente, Sally percebe a mesma inquietação em Jack e aproxima-se dele, explorando um território romântico na narrativa.

O filme possui uma marca simbólica extremamente forte e universal para as inquietações humanas. Ele ensina que nunca é tarde para dar um novo rumo à nossa vida e tentar mudar o que já não nos preenche. Jack é capaz de aceitar o seu sentimento de desencontro e lutar por uma nova direção, mesmo que ninguém à sua volta o compreenda. Para recuperar a essência, nem sempre é necessário virar as costas ao passado ou à rotina.

O equilíbrio temático (entre a frieza do Halloween e o calor do Natal) é alcançado através da sensibilidade de Jack, que, apesar do seu papel frio no Halloween, carrega consigo uma emotividade brilhante. As músicas, muitas vezes, servem como monólogos interiores de Jack.

Apesar de não ter ganho, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Canção Original pela música “Making Christmas” (Danny Elfman). No entanto, conquistou o Saturn Awards 1994 para Melhor Filme de Fantasia, além de prémios em festivais de animação, como o Annie Award para Melhor Música.

Helena Carneiro