UTAD recebeu a final do Campeonato Universitário de Futebol Virtual

UTAD recebeu a final do Campeonato Universitário de Futebol Virtual

Nos passados dias 13 e 14 de maio de 2025, teve início a segunda edição do campeonato universitário de futebol virtual na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Esta iniciativa está a ser levada a cabo pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em conjunto com a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), este evento marca um grande passo para a integração dos eSports no panorama académico português.

Esta iniciativa teve início ainda durante a pandemia do covid-19, de forma virtual, porem apenas no ano passado começou a ser realizada de forma presencial com o apoio da FPF. A edição anterior teve como sede a universidade do Minho, de onde saiu vencedor o atleta Carlos Pimenta, representante da AAUMINHO.

A edição deste ano contou com a presença do Reitor Emidio Gomes que agradeceu a confiança depositada pelos dirigentes da FPF nas instalações e docentes da UTAD e demonstrou também bastante interesse por esta nova vertente do desporto.

Esteve presente também o Presidente da AAUTAD, Fernando Gonçalves, que deixou explicito a importância deste evento para o panorama nacional do desporto académico e ressaltou que não se trata apenas de um mero evento desportivo, mas também informativo, sendo disponibilizadas pela AAUTAD duas formações educativas ao decorrer deste evento.

A edição deste ano contou com a participação de 16 associações académicas de todo o país, que foram divididas em 2 grupos- Grupo A e Grupo B-, apenas os 4 primeiros classificados de cada grupo ficam apurados para a fase final do torneio a ser disputada no dia 14 de maio também na UTAD.

As associações apuradas para a fase final são a AEISCTE; AEUMAIA; IPSANTAREM;

AAC; AEESS; AEIST; AEFADEUP; AAUMINHO. Menção honrosa para o atleta António Santos que representou a AAUTAD na competição e ficou na 7ª colocação, sendo assim eliminado do torneio.

O segundo dia deste evento começou com as formações educativas pela parte da manhã, tendo sido uma referente á saúde e performance e a outra sobre a organização de eventos informáticos.

Da parte da tarde foi quando realmente começou o espetáculo, onde as 8 associações académicas apuradas anteriormente, se enfrentariam pelo título de novo campeão universitário de futebol universitário.

Dos quartos de final apenas 4 equipas se apuraram para a seguinte fase, tendo sido as seguintes: AEISCTE; AEIST; AAC e AEFADEUP. Destaque também para a eliminação por falta de comparência do atleta da AUMINHO, campeão da edição passada. 

As meias-finais começaram ao rubro com o encontro entre a AAC e a AEFADEUP, do qual saiu vencedor das duas mãos o atleta portuense por um total de 16 a 1, marcando assim o fim da AAC nesta competição. A segunda meia-final seria entre dois fortes candidatos ao título, AEISCTE e AEIST, prometendo ser um verdadeiro duelo de titãs. Deste confronto saiu vitorioso o atleta Vasco Guerra da AEIST por um resultado de 3 bolas a 1, carimbando assim a sua passagem para a final onde encontraria Rafael Monteiro.

Por volta das 17:30, deu-se então início à tão esperada final, que prometia ser o melhor jogo do torneio. Este jogo começou com os dois atletas a jogarem de forma bastante cautelosa, porem, com o passar do tempo, ambos atletas começaram a arriscar-se mais e a providenciar-nos a nós espectadores, um verdadeiro espetáculo.

Apesar do equilíbrio apresentado nesta fase, acabou por sair vitorioso o atleta Rafael Monteiro da AEFADEUP por 8 a 5, tornando-se assim o mais novo campeão de futebol virtual a nível universitário.

Chegou assim ao fim este torneio, após 2 dias recheados de grandes partidas e bastante aprendizagem para todos os presentes, fica ainda a promessa por parte da FPF de continuar a fazer parte desta iniciativa em conjunto com a FADU.

Texto: Pedro Alves

Imagens: Pedro Alves