Portugal está nas meias-finais da Liga das Nações

Portugal está nas meias-finais da Liga das Nações

Este domingo, Portugal entrou em campo num segundo e decisivo duelo contra a Dinamarca, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. Um jogo decisivo para a equipa das Quinas que se via obrigada a vencer para poder chegar à “final four” da Liga das Nações.

Apoio não faltou à equipa portuguesa, a energia transbordava das bancadas para o relvado. Portugal precisava mesmo de mostrar uma outra imagem, amplamente diferente daquela que teve na passada quinta-feira, em Copenhaga.

Apita o árbitro Slavko Vincic, rola a bola em Alvalade, com posse de bola para a equipa portuguesa. Desde o primeiro segundo, Portugal teve entradas muito intensas e decisivas, ia a cada bola como se fosse a última.

A 3 minutos do início do jogo, um empurrão de Vestergaard nas costas de Ronaldo, resulta em grande penalidade para a Seleção Nacional Portuguesa. O guarda-redes Schmeichel foi até a última e nega o golo a Cristiano Ronaldo, que desperdiça a oportunidade de abrir o marcador.

A 17 minutos da primeira parte, Nuno Mendes cruza ao segundo poste para Cristiano Ronaldo, mas o cabeceamento deste foi travado por Schmeichel. O guarda redes leva a olhinhos a bola de Nuno Mendes. Cristiano Ronaldo bisou à baliza, mas estava lá o guarda redes que defendeu muito bem.

Ao minuto 23, Portugal começa a mostrar os mesmos erros de quinta-feira e Dinamarca começa a ganhar perigo na área, acerta a pressão e consegue afastar Portugal da área de Schmeichel. A equipa dinamarquesa remata e é uma grande defesa de Diogo Costa.

Ao minuto 38, pontapé de canto, bola batida, cabeceamento e o golo entra. É de Portugal. No ressalto marca Portugal e a bola está dentro da baliza e a eliminatória empatada. Um autogolo do dinamarquês Anderson cabeceia a bola para a própria baliza.

Ao minuto 45+2, o primeiro fora de jogo assinalado pelo árbitro. Golo anulado a Ronaldo, derivado da posição irregular assinalada a Rafael Leão.

O árbitro apita e acaba a primeira parte em Alvalade, com Portugal a vencer por 1 bola a 0. Resultado esse que leva Portugal em vantagem para o intervalo, em igualdade na eliminatória.

Recomeça a partida no Estádio José Alvalade. Uma luz iluminava Portugal, com o autogolo do camisola 2 da Seleção Dinamarquesa.

Ao minuto 47, remate perigoso da Dinamarca, mas ao lado. O dinamarquês Hjulmand não marca por pouco.

Ao minuto 56, é golo da Dinamarca em Alvalade. Marca Kristensen e Dinamarca coloca-se na frente do marcador.

Ao minuto 72, é golo de Portugal. Bruno Fernandes, fora da área, remata forte, bola no poste e sobra para Ronaldo que marca. Portugal volta a empatar a eliminatória.

Golo da Dinamarca ao minuto 76, depois de um erro colossal de Rubén Dias, que coloca a bola à disposição dos jogadores da Dinamarca. O tempo começava a ficar cada vez mais curto.

Ao minuto 86, golo é de Trincão. Francisco Trincão aparece a aplicar o pé esquerdo e a bater a bola, mas para fora do alcance de Schmeichel. Um pontapé certo que somou o 3-2 para Portugal.

O árbitro apita para o final dos 90 minutos. Segue-se o prolongamento.

Ao minuto 91, marca Portugal com golo de Francisco Trincão, que remata cruzado e bisa no jogo, fazendo o 4-3.

Ao minuto 114 é o fecho da contagem. Gonçalo Ramos coloca Portugal na “final four” da Liga das Nações. A Dinamarca a arriscar tudo, Portugal a marcar.

Portugal esteve encostado à parede com muitas dificuldades, mas a equipa chega à vantagem frente à Dinamarca e conquista o acesso às meias-finais da Liga das Nações.

Homem do Jogo

Francisco Trincão

Saltou do banco para colocar Portugal na final-four da Liga das Nações.

Texto: Daniela Sousa

Imagem: UEFA