Trump vence todos os “swing states” e consegue assim o 2º mandato

Trump vence todos os “swing states” e consegue assim o 2º mandato

Donald J. Trump, candidato pelo partido Republicano, foi declarado o grande vencedor das eleições presidenciais dos Estados Unidos da América 2024, tornando-se o 47º presidente.

Foi com a vitória em estados-pêndulo, também conhecidos como “swing states” (estados que oscilam entre republicanos e democratas) como a Pensilvânia e Wisconsin, que Trump superou a democrata Kamala Harris, somando um total de 277 delegados no Colégio Eleitoral, ultrapassando os 270 necessários.


Temas como a segurança, economia e independência energética foram algumas das abordagens de Trump na sua campanha, focando-os principalmente em estados rurais e industriais. No discurso de vitória voltou a reafirmar as suas ideias relativamente à exploração de combustíveis fósseis e ao controlo migratório, porém também se comprometeu a fortalecer a economia e as fronteiras garantindo uma transição pacífica e suave de poder.


Os resultados destas eleições refletem um desgaste do partido Democrata ao longo dos últimos anos. Políticas climáticas e sociais foram a estratégia usada por Kamala Harris para estabelecer e consolidar a sua base progressista, provando-se um fracasso em estados decisivos, onde foram as propostas conservadoras de Trump que agradaram os eleitores.


O 2º mandato de Donald Trump inicia uma nova fase política nos EUA, promete ter um grande impacto nas relações diplomáticas do país relativamente ao ambiente e às alianças globais. Este desfecho é uma reflexão das grandes divisões políticas internas atuais nos EUA, divisões essas que tendem a prolongar-se e a moldar o panorama político mundial.