A época mais assustadora do ano está a chegar e para isso a equipa de Cinema do d’O Torgador preparou para ti uma lista dos melhores filmes de terror Slasher para não te esqueceres de ligar a luz antes de ires dormir.
Para contextualizar, o Slasher é um subgénero do terror, normalmente são filmes de baixo orçamento, que quase sempre envolve assassinos psicopatas que matam pessoas aleatoriamente.
O termo deriva da ideia de um assassino em série com uma máscara ou disfarce que vai coletando vítimas e mais vítimas ao longo do filme, até ser revelada sua identidade misteriosa pelo protagonista que, após fugir o filme inteiro, acaba por matar o vilão. Além do medo e da violência, esses filmes costumam explorar temas de moralidade, culpa e as consequências das ações dos personagens.
10. Massacre no Texas (1974)
Na trama cinco amigos vão até à zona rural do Texas para visitar a campa de um avô, mas no caminho deparam-se com o que parece ser uma casa abandonada e descobrem algo sinistro no seu interior.
Apesar não ser um dos meus filmes favoritos, devo admitir que é um dos slahsers mais importantes pois definiu as principais características do género.
9. Sexta-Feira 13 (1980)
Um grupo de adolescentes tenta reabrir um campo de férias abandonado com um passado trágico, mas são perseguidos por um misterioso e implacável assassino.
O filme pode ser repleto de clichês mas não deixa de ser interessante como esta saga marcou a cultura pop com o seu assassino implacável.
8. Chucky, o Boneco Diabólico (1988)
Um assassino em série transfere a sua alma para um boneco infantil usando as suas técnicas de voodoo, e uma mãe solteira em dificuldades dá de presente ao seu filho de seis anos o boneco sem saber o perigo iminente.
Considerado por muitos críticos como um “terror B” por apostar num terror com um humor mais sádico, “Chucky, o Boneco Diabólico” apresenta-nos uma trama única e criativa.
7. Sei O Que Fizeste no Verão Passado (1997)
Quatro jovens amigos reúnem-se quando se veem perseguidos por um maníaco que promete revelar o segredo obscuro que eles partilham.
O filme pode não ter a trama mais original, nem mesmo o elenco mais carismático, mas não deixa de notório o lugar que ocupa dentro do Slasher devido às suas cenas icónicas.
6. Os Estranhos (2008)
Um casal aloja-se numa casa de férias isolada para passarem um tempo romântico juntos, mas três estranhos mascarados prometem tornar a noite deles num autêntico pesadelo.
O filme usa e abusa do clichês do género da melhor maneira, proporcionando uma experiência gradativamente angustiante.
5. Ready or Not – O Ritual (2019)
A noite de núpcias de uma noiva toma um rumo sinistro quando os seus excêntricos sogros a obrigam a participar numa macabra tradição de família.
Apesar de algumas conveniências pontuais, o filme é direto e claro sobre a sua natureza e não poupa o expectador de banhos sanguinários.
4. O Último Destino (2000)
Depois uma premonição sobre um acidente de avião na sua viagem escolar, Alex, um estudante, salva alguns dos seus colegas. No entanto, a sua situação complica-se quando a própria morte começa a persegui-los.
Definitivamente o slasher mais original, já que a presença indireta da dona da foice arrepia até os ossos e deixa-nos na ponta da cadeira para quando vai ser o próximo ataque.
3. Pesadelo em Elm Street (1984)
Uma adolescente tem de descobrir a verdade obscura escondida pelos seus pais depois de ela e os seus amigos se tornarem alvos do espírito de um assassino que os ataca nos seus sonhos.
É tenso, assustador, e tem um vilão icónico. É óbvio que só podia ser um clássico, não só do Slasher mas do terror como um todo.
2. Halloween – O Regresso do Mal (1978)
Quinze anos depois de ter assassinado a sua irmã na noite de Halloween em 1963, Michael Myers foge de um hospital psiquiátrico e regressa à sua cidade natal para espalhar o caos novamente.
Este é o filme que tornou o subgénero Slasher popular, redefinindo as regras e os principais clichês do género de forma única e criativa. Definitivamente é um clássico em todos os seus aspetos!
1. Gritos (1996)
Um ano após o assassinato da sua mãe, uma adolescente é aterrorizada por um assassino mascarado que tem como alvo ela e os amigos, mas para sobreviverem têm de passar por um jogo mortal relacionado com filmes de terror.
Numa época em o público não se interessava por filmes de terror, “Gritos” subverteu o género utilizando elementos metalinguísticos, usando os clichês a seu favor, ressuscitando o Slasher da melhor maneira possível. Desta forma, garantiu o primeiro lugar da nossa lista, não só por ser um clássico instantâneo mas também, por manter o subgénero ativo até aos dias de hoje.
Texto: Ivo Pereira
Imagem: Tiago Santos