Portugal venceu por 2-1, contra Andorra. A seleção sub-21 lusa fechou esta terça-feira a qualificação e confirmou o apuramento para o Europeu de 2025.
Depois da vitória sobre as Ilhas Faroé, na passada sexta-feira, Portugal entrou em campo com o apuramento já garantido, mas isso não tirou a ambição aos comandados de Rui Jorge. O selecionador luso abordou o jogo com uma autêntica revolução no 11, mudou todos os intervenientes colocando Dario Essugo no centro da defesa.
Portugal entrou bem e o domínio levou a que a seleção das quinas abrisse o marcador à passagem do minuto 16. Jogada de ataque rápida que culminou num passe progressivo de Rodrigo Gomes para Henrique Araújo. O jovem que atua pelo Arouca ainda viu o guardião Mauro Rebelo defender o primeiro remate, mas à segunda atirou a contar.
A defensiva de Andorra mostrou-se eficaz no restante da primeira parte. O 5-4-1 montado para bloquear os ataques de Portugal não permitiu muitas oportunidades.
A segunda parte foi de gestão por parte de Portugal. O jogo foi bastante monótono e a seleção limitou-se a controlar o marcador. Mesmo assim, aos 84 minutos, Fábio Silva, que entrou no decorrer da partida, marcou após passe de Quenda. O jovem atacante do Las Palmas desferiu um forte remate após uma excelente desmarcação.
Andorra ainda reduziu o marcador aos 89 minutos, marcou Albert Rosas.
Portugal fechou assim a qualificação para o Europeu em primeiro lugar com 27 pontos em 10 jogos.
Texto: Tiago Santos
Imagens: FPF