Programada pela associação Zero em Comportamento, a transmissão de sete curtas-metragens de público-alvo infantil está prevista para as 10h30 do dia 7 de agosto no Pequeno Auditório.
Com duração de cerca de 51 minutos, esta iniciativa origina da consciência da “carência de cinema de qualidade para o público jovem e infantil” por parte da organização, conforme se pode ler no website. Tendo como missão a “promoção da pluralidade cultural” e a “contribuição ativa para o desenvolvimento e educação dos espetadores de todas as idades”, as curtas-metragens apresentam-se “lúdicas e pedagógicas” e inserem-se na secção Serviço Educativo do Teatro.
Por entre as curtas-metragens, quase todas de veículo animado, destacam-se produções internacionais como A Incrível Aventura das Sonhadoras Crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira (Brasil), Mancha e Manchinhas: Os Sapatos Mágicos (Suécia) e A Terra nas Minhas Mãos – Sem Abelhas (Argentina) mas também a produção nacional Foxy & Meg passeiam pela Estrada. Estas três últimas não se tratam de filmes mas sim de episódios de uma série e é possível visiona-las online através do videoclube da Zero em Comportamento, assim como o restante catálogo.
Esta iniciativa é a terceira e última da Zero em Comportamento prevista para este verão no Teatro Municipal. Apelidada “Histórias Taralhoucas”, é a mais curta das três e a única em agosto. “Filminhos Estrambólicos” e “Aventuras Estapafúrdias” foram primeira e segunda, respetivamente, totalizando cada uma cerca de 55 minutos.
Este momento destina-se a um público compreendido entre os quatro e os 10 anos de idade e a entrada é gratuita.
© Eric Montchaud