Espanha 4 – 1 Geórgia – “La roja” confirma favoritismo em cima de uma lutadora Geórgia

Espanha 4 – 1 Geórgia – “La roja” confirma favoritismo em cima de uma lutadora Geórgia

Jogou-se neste domingo em Colónia mais um jogo das oitavas de final do Euro 2024, onde a Espanha veio aser feliz, passando de fase, deixando assim a Geórgia pelo caminho.

A seleção “roja” entrou com o costume 4-3-3, mantendo o 11 inicial base da fase de grupos, com destaque para Lamine Yamal, Nico Williams e Rodri, principais figuras da equipa.

Já a seleção da Geórgia entrou com um 5-3-2, com o objetivo de conter os constantes ataques da Espanha, destacando-se as figuras de Khvicha Kvaratskhelia, Mikautadze e Mamardashvili.

A 1º parte foi de sentido único na sua maioria. A Espanha começou com uma pressão muito intensa, tendo várias oportunidades de golo, destacando-se os desvios de Pedriaos 5 minutos e de Carvajal aos 10, ambos levando a grandes defesas de Mamardashvili. 

No entanto a abertura no marcador foi realizada pela seleção surpresa, a Geórgia. Aos 18 minutos, depois de um cruzamento originado num grande contra-ataque realizado por Kvaratskhelia e Kakabadze, Le Normand marca na própria baliza.

Após o golo, a Espanha continuou a sua pressão, enquanto que a Geórgia praticamente só conseguia sair em contra-ataques. Até que o domínio resultou. Rodri, aos 39 minutos, marca um golaço de fora da área e empata o resultado, mantendo-se assim até ao intervalo.

A 2º parte começa com uma boa entrada da seleção georgiana, com um grande remate de Kvaratskhelia. No entanto, a Espanha voltou a confirmar o seu favoritismo, tornando o resto do jogo num completo domínio. A diferença foi na eficácia, que observou um grande aumento.

Aos 51 minutos, Fabian Ruiz marca um golo de cabeça depois de um cruzamento teleguiado de Lamine Yamal. Para além desse, marcaram aos 75 minutos, num grande golo de Nico Williams, e aos 83, com um golaço de Dani Olmo. Tiveram ainda várias outras oportunidades e também um golo anulado.

Termina assim o jogo, com uma enorme exibição da Espanha para cima de uma seleção da Geórgia que aguentou bastante o poderio ofensivo espanhol, mas que acabou por quebrar, terminando assim a sua primeira participação num Europeu.

 

Homem do Jogo: Rodri

Para além de ter marcado o golo que abriu o marcador no lado espanhol, foi também dominante em todas as ações no jogo, distribuindo passes-chave e não deixando a Geórgia respirar no seu meio campo.

Texto: Bruno Gomes

Imagens: UEFA