Jogou-se, este sábado, 29 de junho, em Dortmund, o segundo jogo dos oitavos de final do Euro 2024 entre Alemanha e Dinamarca.
Antes do jogo começar, já havia a confirmação da passagem da Suíça aos quartos de final, ao derrotar a Itália em Berlim.
Enquanto a Alemanha entrou em campo com o habitual 4-2-3-1, a Dinamarca decidiu mudar um pouco o sistema tático, entrando num 3-4-3 apenas com um ponta de lança.
O jogo começou movimentado, com a equipa alemã a tentar a ter uma entrada muito forte, logo aos 3 minutos, num canto teleguiado de Kroos para um cabeceamento perfeito de Schlotterbeck a inserir a bola na baliza da Dinamarca, mas o VAR a detetar uma falta no lance, anulando, assim, o primeiro golo da Alemanha.
A Alemanha continuava por cima do jogo, ao minuto 6, Joshua Kimmich a rematar de fora da área para uma brilhante intervenção do guarda redes dinamarquês Schmeichel a manter a baliza a zeros.
Ao minuto 10, o defesa alemão Rudiger decide avançar no terreno e faz um passe perfeito para um remate de primeira de Havertz para mais uma grande defesa de Schmeichel.
Ao minuto 35, o jogo é interrompido devido ao mau tempo que se instalou na Alemanha com o árbitro a entender que não havia condições para continuar, interrompendo momentaneamente o jogo.
Depois de aproximadamente 30 minutos, o tempo acalmou e o jogo retomou.
Ao minuto 44, a primeira grande oportunidade da Dinamarca, ataque rápido conduzido por Delaney a passar para o ponta de lança Rasmus Hojlund que atirou para uma grande defesa de Manuel Neuer.
O jogo chegava ao intervalo empatado a zero mas com uma primeira parte muito movimentada e com grandes ocasiões de golo.
A segunda parte começou com tudo, aos 47 minutos, numa jogada confusa no interior da área da Alemanha, Andersen, jogador da Dinamarca, a colocar a bola na baliza alemã mas com a análise do VAR, o árbitro marca fora de jogo e anula assim o golo da Dinamarca.
Aos 51 minutos, Andersen que minutos antes tinha visto o seu golo ser anulado pelo VAR, a jogar a bola com a mão e o árbitro a marcar penalti para a Alemanha que Havertz converteu, fazendo assim o primeiro golo da Alemanha.
A Dinamarca reagiu ao golo sofrido, aos 65 minutos, Rasmus Hojlund a surgir no meio dos centrais da Alemanha e a rematar para mais uma intervenção de Neuer.
Com 67 minutos, um passe perfeito de Schlotterbeck para Musiala que na cara do guarda redes dinamarquês remata para o segundo golo da Alemanha.
Até ao final, o resultado não se alterou, a Alemanha com esta vitória avança para os quartos de final e irá jogar contra o vencedor do jogo entre Espanha e Geórgia, já a Dinamarca fica pelos oitavos de final.
Texto: Rodrigo Fraguito
Imagens: AFP/ UEFA