Golo tardio tira esperança aos croatas

Golo tardio tira esperança aos croatas

Jogou-se hoje, dia 24 de junho, pelas 20h00, o jogo entre a Croácia e a Itália. Do lado dos croatas, após uma derrota e um empate, era obrigatório garantir a vitória para que assim fosse assegurada a passagem direta aos oitavos de final. Do lado italiano uma derrota e uma vitória, ditariam assim, que a seleção Azzurri precisaria apenas de um empate para garantir a passagem aos oitavos.

Este viria a ser um jogo fulcral para a decisão do grupo, visto que, à mesma hora jogava-se o Albânia-Espanha.

O jogo abriu com uma ameaça croata, logo aos 5 minutos Luka Sučić ganhou espaço e rematou de fora da área. Este lance só não deu em golo porque Donnarumma estava atento e fez uma grande defesa.

Ao minuto 12, após um grande lance individual, Kramarić descobriu o espaço e cruzou valendo o corte do defesa italiano, Bastoni, que evitou males maiores para a equipa azul.

A Seleção croata conseguia impor o seu jogo detendo grande parte da posse até ao minuto 20.

Contudo, após o minuto 20, a Itália ganhou outra vida e através de uma grande jogada coletiva, Dimarco cruzou a bola e Retegui cabeceou ao lado da baliza defendida por Livaković.

Ao minuto 24, após mais uma grande jogada da Itália, Jorginho, com um passe magistral, desmarcou Retegui. Valeu a atenção do guarda-redes croata que aliviou o esférico.

Ao minuto 26, após uma cobrança de canto da seleção italiana, a bola sobrou para Barella, que “de régua e esquadro”, cruzou para Bastoni. O defesa central só não inaugurou o marcador porque Livaković, mais uma vez, fez uma bela intervenção e segurou o nulo no marcador.

O jogo ia assim para intervalo com o marcador 0-0.

O segundo tempo iniciou com pedidos de penálti por parte dos jogadores da Croácia. Frattesi colocou mão na bola e após analisar no monitor, o árbitro da partida, Danny Mekkelie, marcou penálti para a Croácia. Chamado a marcar, Modrić não conseguiu bater Donnarumma nos 11 metros. No entanto, no decorrer do lance com bola em posse croata, Sučić cruzou e Budimir rematou para a defesa de Donnarumma. Na recarga Modrić não tremeu e inaugurou o marcador na Red Bull Arena.

Após o golo sofrido, a Itália cresceu bastante na partida e tomou conta do resto do jogo.

Ao minuto 60, na sequência de um canto marcado por Jorginho, Bastoni cabeceou por cima da baliza defendida por Livaković.

O jogo parecia ter só um sentido e ao minuto 86, após uma grande jogada coletiva Chiesa cruzou para Retegui que não conseguiu a emenda e a bola acabou por se perder pela linha lateral.

Ao minuto 97, o momento alto do jogo, Calafiori transportou a bola até à grande área adversária e deixou para Zaccagni que rematou colocado e fora do alcance de Livaković. Estava assim empatada a partida.

O jogo terminou com o empate a uma bola entre estas duas seleções. Com este resultado a Itália passa aos oitavos de final na 2ª posição do grupo B e a Croácia cai para o 3º lugar esperando assim o resultado da Inglaterra-Eslovénia com esperança de conseguir um lugar nos melhores terceiros classificados. No outro jogo do Grupo B, a Espanha bateu a Albânia por um a zero tendo feito o pleno na fase de grupos. A Albânia, sem qualquer vitória, é eliminada do campeonato da europa.

Homem do jogo – Mattia Zaccagni

Ainda sem qualquer minuto neste campeonato da europa, Mattia Zaccagni foi o herói improvável da partida entre Croácia-Itália tendo feito o golo, que colocou os Azzurri diretamente nos oitavos de final. O primeiro golo de Zaccagni com a camisola italiana mostrou-se importante, carimbando o passaporte direto para a continuidade da prova.

Texto: Guilherme Paz

Imagens: UEFA