Turquia e Portugal defrontaram-se este sábado, 22 de junho, em Dortmund, Alemanha, numa partida bastante decisiva para ambos. Duas equipas que venceram na primeira jornada e que neste segundo encontro da fase de grupos, tentavam confirmar o apuramento para os oitavos de final deste campeonato da Europa.
Arranca a bola entre Turquia e Portugal, com muito apoio vindo das bancadas e com um grande domínio de ambas as equipas em campo, que procuravam a vitória para garantir o lugar nos oitavos de final.
Na 1ª parte, há mais pressão de Portugal do que da Turquia, com uma grande posse de bola para a equipa portuguesa, que chegou a criar grandes oportunidades de golo.
O primeiro golo da partida acontece ao minuto 21, em que Nuno Mendes cruza para a área e Bernardo Silva chuta para a baliza, colocando Portugal à frente no marcador por uma bola a zero.
Ao minuto 28, existe o segundo golo da equipa nacional. Uma descoordenação total entre o defesa turco e o guarda-redes, que deixa escapar a bola para a sua baliza, resultando num autogolo do central Akaydin da Turquia. Portugal faz o 2-0.
Começa a 2ºparte, com Portugal a dominar o jogo e a Turquia a tentar uma possível reviravolta no resultado final, que foi-se tornando desvantajoso para os turcos.
Aos 56 minutos, um passe de Cristiano Ronaldo para Bruno Fernandes, que apenas encosta para dentro da baliza do guarda-redes turco, dá origem ao 3-0 para Portugal, com uma exibição imperial para a equipa portuguesa.
Neste segundo momento da partida, há uma menor intensidade dos jogadores portugueses, mas mesmo assim, a seleção de Roberto Martinez consegue gerir o resultado que a beneficia frente à Turquia.
A bola vai avançando, até que ao minuto 87 há um lance de perigo com um passe, a rasgar a defesa turca, de Bruno Fernandes para o camisola 10 de Portugal, mas Bernardo Silva não consegue tocar na bola.
Portugal saiu assim vitorioso desta partida, assumindo o 1ºlugar do grupo F e já de olhos postos nos oitavos de final do Euro 2024.
Homem do Jogo – Bernardo Silva
Uma forte exibição do jogador Bernardo Silva, o melhor em campo neste triunfo frente à Turquia. O médio centro, destacou-se mais em oportunidades criadas pela seleção portuguesa.
Texto: Daniela Sousa
Imagens: UEFA