Alunos de Teatro e Artes Performativas apresentam o musical “Fame” na Aula Magna

Alunos de Teatro e Artes Performativas apresentam o musical “Fame” na Aula Magna

Na segunda-feira passada, dia 3 de junho, a Aula Magna foi palco da apresentação do musical “Fame” pelos alunos do segundo ano do curso de Teatro e Artes Performativas da Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro.

O espetáculo surgiu no contexto de avaliação da disciplina de Teatro Musical, proporcionando a oportunidade aos alunos de aplicarem todos os conhecimentos que adquiriram ao longo do semestre.

Encenações de Bel Viana e Luiz Oliveira deram vida às dificuldades, sonhos e expectativas de alunos da Escola Secundária de Artes Performativas, em Nova Iorque, no início dos anos 80.

Ao longo do musical, através da música e da dança, é contada a história desses alunos que, durante quatro anos, tentam afirmar-se no mundo artístico, enquanto se autodescobrem e estabelecem relacionamentos sociais.

A autenticidade na escolha dos figurinos e das trilhas sonoras foi crucial. Em entrevista ao Torgador, Luiz Oliveira comenta que “os alunos utilizaram as roupas que conseguiram encontrar dos pais”, garantindo fidelidade à época do musical.

Bel Viana destaca que, apesar da diferença temporal, as experiências, vivências e realidades são extremamente atuais. Acrescenta ainda que “este musical tem tudo a ver com eles, o tema continua atual: a luta dos alunos para conseguirem ser os melhores, a procura pelo seu próprio caminho, a gestão das suas emoções, o estudo e o trabalho árduo não deixam de existir hoje.”

O produto final contou com meses de ensaios prévios, exigindo horas extras dos alunos. Esses “ensaios solicitaram dos estudantes uma atenção especial no conhecimento e preparação das suas personagens”, conforme explica Beatriz Pina, que interpreta Mabel na peça. A professora Bel Viana adiciona que “as horas da unidade curricular não eram suficientes para fazer este tipo de trabalhos, juntávamo-nos noutras horas fora da docência”.

Contudo, esse árduo trabalho colocado na preparação, seja em ensaios de texto ou coreografias, demonstrou-se indispensável para o sucesso do produto final, “em vez de apenas estarmos focados naquele ensaio semanal, treinávamos quase todos os dias, desde janeiro”, revela Beatriz.

Além de contar uma história, o espetáculo promove o crescimento pessoal e profissional dos alunos, como partilha Lara Dias, Carmen Diaz no musical. “Todos os ensaios e preparativos para criar um espetáculo vão contribuir inevitavelmente para a nossa vida pessoal, mas também para a nossa vida académica. Este papel foi muito importante para mim, ensinou-me muitas coisas: ótima experiência para sair da minha zona de conforto e realizar algo no qual não estou acostumada, ajuda-nos a ser melhores atores.”

Beatriz Pina destaca ainda a importância de quebrar barreiras no teatro musical: “teatro musical não é uma área que as pessoas estão muito habituadas, na dança vão errar e no canto vão desafinar. É muito bom para quebrar barreiras entre todos e mostrar que teatro musical também se faz”.

Para os docentes, o musical serviu como pretexto para a partilha do conhecimento, com o principal objetivo de “passar o testemunho para que possam ser melhores como artistas e seres humanos”, afirma o professor Luiz.

A apresentação foi um sucesso, evidenciando o talento e a dedicação dos alunos, para além da orientação precisa dos professores. A comunidade escolar e o público presente foram unânimes nos elogios ao espetáculo, que não só trouxe à tona as memórias de uma época icónica, mas também ressoou com as experiências contemporâneas dos jovens artistas.

Ana Ferreira