A segunda edição do “Cinema Sem Pipocas” do mês de maio dá destaque a dois filmes do encenador, ator e realizador vila-realense Paulo Castro. Serão exibidos no dia 28 de maio no Pequeno Auditório do Teatro de Vila Real.
“My Stories Matter” é um dos filmes a ser exibido. Ao longo de 40 minutos são expostas sete histórias diferentes, de atores com deficiência que atuam e ensaiam pela companhia australiana No Strings Attached Theatre of Disability. As histórias surgem num estilo documental ficcional e irreal onde os intervenientes vivem os sonhos das suas vidas.
O segundo filme, que tem uma duração de 65 minutos, conta a história de um veterano australiano que regressa de uma zona de guerra no Iraque com transtorno de stress pós-traumático. Em “Explosions in the Sky”, o veterano vai com um amigo para uma floresta numa tentativa de observação de pássaros raros. Durante o passeio desabafa com o amigo sobre o trauma de que sofre, que o ouve em silêncio e testemunha a reintegração do veterano no mundo real. A floresta assume um papel de purgatório para o veterano, inspirada na linha dos filmes de Tarkovsky.
Com vasta carreira nacional e internacional, Paulo Castro, ao longo dos últimos 25 anos, dirigiu espetáculos de entidades artísticas como Teatro Nacional S. João, TEP, Seiva Troupe, Visões Úteis, Festival de Almada, Citemor, Adelaide Festival (Austrália) e OzAsia Fest. O encenador encontra-se atualmente a viver no sul da Austrália e a desenvolver o trabalho com a No Strings Attached Theatre of Disability.
A sessão de dia 28 de maio terá início pelas 21h30, recomendada aos maiores de 14 anos.
Os bilhetes já se encontram disponíveis nos locais habituais (Teatro e TicketLine).
© Tim Carlier